Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2015

Newsletter Nº3 - Março 2015



Boletim Informativo


MARÇO 2015

245 MIL EUROS PARA NOVA ETAR DE AZINHEIRA DOS BARROS
No passado dia 16 de março foi iniciada a obra de construção da nova ETAR de Azinheira dos Barros, cujo investimento é da responsabilidade das Águas do Alentejo.
Esta obra, que chegou a estar prevista no final dos anos 90, foi sendo sucessivamente adiada até ter sido indicada como prioritária no ano 2011 pelo Município de Grândola, razão pela qual agora se iniciaram os trabalhos. Para além de permitir a demolição das antigas fossas e criar uma resposta ambientalmente sustentável para esta comunidade, o tanque de 14 metros de comprimento, prevê já a resposta ao futuro lar de idosos.
A obra decorrerá até ao final do mês de junho e recebe um investimento global de 245 mil euros, ao que acresce o valor de 5 mil euros investidos pela Junta de Freguesia na construção do pontão de acesso à futura ETAR.
DISTRIBUIÇÃO DE GERBERAS NO DIA DA MULHER

No passado dia 8 de março a Junta de Freguesia assinalou o Dia Internacional da Mulher com a distribuição de gerberas em toda a Freguesia. Foram distribuídas mais de 300 flores em todo o território da Freguesia. Esta iniciativa só foi possível graças ao esforço dos voluntários que, ano após ano, continuam na disponibilidade de celebrar o Dia Internacional da Mulher junto das Mulheres da nossa Freguesia.
MIRADOURO DO POÇO DA BOMBA JÁ ESTÁ ILUMINADO

Embora ainda esteja em fase de acabamentos, já é possível visitar o novo Miradouro do Poço da Bomba durante as quentes noites de Verão. Fica o nosso agradecimento aos trabalhadores da Junta de Freguesia pelo empenho com esta obra, e à parceria com a Câmara Municipal de Grândola.
BAIRRO DA DIREÇÃO GANHA NOVA CALÇADA

De novo num esforço solitário, a Junta de Freguesia deu início à obra de construção de mais uma calçada no Bairro da Direção da Aldeia Mineira do Lousal.
O Bairro da Direção é o maior bairro do Lousal que ainda não está requalificado e sem que a Câmara Municipal dê qualquer tipo de sinal em avançar com um projeto de requalificação urbana à semelhança do que foi feito nos bairros de São Jorge e Quartéis no anterior mandato.
Com a indefinição do Município de Grândola e tendo em conta que as pessoas que vivem neste bairro merecem a dignidade e qualidade de vida que o resto do concelho tem, a Junta de Freguesia, apesar do esforço financeiro, decidiu avançar com o processo de requalificação do bairro. Quando concluída esta será a terceira calçada do bairro ao que acresce uma rua pavimentada, tudo feito exclusivamente pela Junta de Freguesia. Esperamos que este esforço financeiro possa vir a ser minimizado com a cedência de materiais por parte do Município.
FREGUESIA RENOVA ESPAÇOS VERDES

Numa parceria entre a Junta de Freguesia e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, foi possível renovar vários espaços verdes da Freguesia plantando espécies autóctones tais com o alecrim e a alfazema. Para além dos arbustos foram também plantadas árvores de fruto nas duas aldeias da Freguesia.
Na Aldeia Mineira do Lousal foram plantadas laranjeiras, medronheiros e ameixeiras para substituir alguns dos lugares que foram ficando vazios com a morte das palmeiras. Recorde-se que a palmeira no Lousal, além de ser uma imagem de marca para quem visita o Lousal, faz parte do imaginário de todos os lousalenses.
Em Azinheira dos Barros foram plantadas macieiras, pereiros e ameixeiras para consolidar os espaços verdes.
A estratégia da Junta de Freguesia tem sido a de usar árvores de fruto ao invés das tradicionais árvores ornamentais por considerarmos que os espaços de uso público coletivo devem ser espaços sustentáveis. Os jardins devem cumprir a dupla função de embelezar o espaço público e estarem em harmonia com as comunidades em que se encontram.
JUNTA DE FREGUESIA APRESENTA QUEIXA CONTRA A PORTUGAL TELECOM 

A Junta e Assembleia de Freguesia de Azinheira dos Barros e Sao Mamede do Sádão apresentaram uma queixa contra a PT- Portugal Telecomunicações, por incumprimento do serviço universal nas cabines telefónicas.
A Freguesia de Azinheira dos Barros tem uma extensão de 172km2, tendo duas comunidades separadas por 9km de distância, e sem transporte público regular que as interconecte.  Por outro lado, a existência de uma população idosa considerável, a persistência de poucos recursos financeiros nas famílias e a distância dos centros urbanos foram as razões para a instalação da cabine telefónica em Azinheira dos Barros há mais de 20 anos, tal como no Lousal.
Acontece que, para nossa grande surpresa, a PT ordenou a retirada da cabine telefónica de Azinheira dos Barros, tendo retirado todo o equipamento do centro a aldeia.
A PT está claramente a violar os princípios do serviço universal das cabines telefónicas, deixando desprotegida uma comunidade com as características comuns a uma aldeia do Alentejo. Mais ainda, a PT poderia, e deveria, ter articulado com a Junta de Freguesia a retirada do equipamento, o que nem isso fez.
COMEMORAÇÕES MÊS DA LIBERDADE - 25 DE ABRIL
II CAMINHADA FREGUESIA AZINHEIRA DOS BARROS
CENTRO CIÊNCIA VIVA DO LOUSAL - MÊS DE MARÇO

Contas e mais contas, números e mais números! O Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência dedicou o mês de março à matemática! Marçomático assim se chamou!

A Celebração do Dia do Pi (3,1415) -14 de março, o 3º mês, às 15:00h - contou com a presença do Circo Matemático, do Professor Jorge Buescu (Ciências - U Lisboa) que apresentou o seu livro, "Primos Gémeos, Triângulos Curvos e Outras Histórias de Matemática", e da Editora Gradiva. Este evento inseriu-se na Semana da Matemática, que contou também com o lançamento do ContaMina, o guião matemático, feito especialmente para completar e acompanhar a visita ao CCV Lousal.
Mas não foi apenas esta ciência a conquistar o início da Primavera. Nos dias 28 de fevereiro e 1 de março, a Mina de Ciência acolheu o IX Encontro de Professores de Geociências do Alentejo e Algarve promovido pela DPGA (Associação para a Defesa e Divulgação do Património Geológico do Alentejo e Algarve) e que contou com a presença de cerca de 100 participantes.
No dia 7 de março o CCV Lousal, em parceria com o projeto ESERO-Portugal promoveu o workshop "Observação da Terra e o Estudo do Clima", que englobou uma sessão teórica com o Professor Filipe Duarte Santos (Ciências - U Lisboa) e uma sessão prática repleta de atividades experimentais sobre a temática em questão.
No Dia Mundial da Árvore (21 de março) foi lançado o concurso #NaturalSelfie e no final do mês, de 26 a 29 de março, teve lugar a Semana dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. Para tal a Mina de Ciência organizou um conjunto de iniciativas absolutamente excecionais como "Histórias da Mina do Lousal: Documentário sobre a Mina do Lousal e visita ao Museu Mineiro", "O Museu Mineiro do Lousal para as crianças: Descobrir coleções e os seus símbolos", "Petrificados no Lousal: Explorar minerais e rochas" e "Geodiversidade do Lousal: Percurso pedestre pela corta mineira". Todas estas iniciativas foram um enorme sucesso e abriram o apetite para o mês de abril, dedicado ao Património!

Sem comentários:

Enviar um comentário