A iniciativa promovida pelo papa Francisco foi apresentada hoje no Vaticano
Cidade do Vaticano, 03 de Setembro de 2014 (Zenit.org) Rocio Lancho García
“Construir a paz através da educação e da tecnologia”: com
esta finalidade, a Scholas Ocurrentes apresentou hoje de manhã a
primeira plataforma online colaborativa pluri-religiosa aberta a toda a
comunidade educativa. A plataforma pretende conectar instituições
educativas de todo o mundo e ajudá-las a concretizar os seus projectos.
O anúncio foi precedido por uma semana intensa de actividades no III
Congresso Educativo Mundial da Scholas. Nesta segunda-feira, 1º de Setembro, o papa Francisco abriu o encontro com uma audiência, na Sala
Paulo VI, da qual participaram os jogadores que entrariam em campo à
noite para disputar a primeira partida inter-religiosa de futebol pela
paz. Grandes jogadores de várias partes do mundo estiveram presentes,
acompanhados de familiares.
“A tecnologia e a educação são cruciais para combater as raízes da
violência”, disse José Maria del Corra, director mundial da Scholas,
durante a conferência de imprensa na Sala Paulo VI. “Elas podem ajudar a
derrubar as barreiras físicas que nos separam e os preconceitos que
existem no caminho rumo à paz”.
A nova plataforma Scholas.Social unirá instituições educativas de
todas as crenças e culturas para construir um espaço gerador da “cultura
do encontro”. O site permite que alunos e professores intercambiem
experiências para aprender uns dos outros, além de compartilharem projectos que precisam de apoio, seja financeiro ou de voluntários. As
pessoas interessadas em se voluntariar podem recorrer à plataforma para
encontrar as escolas e projectos que podem se beneficiar da sua ajuda.
O Scholas Occurrentes nasceu há um ano, quando o papa Francisco
solicitou a criação de uma rede de escolas voltada a mudar a maneira de
os estudantes aprenderem. A iniciativa se inspira em dois projectos que
Bergoglio criou quando era arcebispo de Buenos Aires: a Escola de
Vizinhos e as Escolas Irmãs. Os dois projectos compartilham as
problemáticas dos estudantes de bairros de diversos níveis sociais para
procurar soluções conjuntas, promovendo assim a participação e o
intercâmbio.
Dar a esta ideia uma escala global exigiu uma plataforma robusta, mas
fácil de usar. Com este objectivo, três empresas tecnológicas se uniram à
iniciativa e doaram seu trabalho: a empresa de desenvolvimento de
software Globant desenhou e concebeu o site, enquanto a Line64 fez a
programação. O Google foi o responsável pela integração dos aplicativos
para educação.
A Scholas.Social combina diversas características das plataformas
sociais e colaborativas e permite aos usuários inserir projectos e
participar de outras iniciativas doando conhecimento, tempo e material. A
plataforma promove a participação com estratégias de “gamification”,
uma tendência mundial que aplica as dinâmicas do videojogo a contextos
não lúdicos, para promover o comprometimento dos usuários. Numa segunda
etapa do projecto, a Scholas e seus cooperadores continuarão incluindo
novas ferramentas e funcionalidades para construir a “Sala de Aula do
Futuro”. Pode-se aceder à plataforma em http://scholas.social.
O papa Francisco, consciente da importância da inclusão social
através da inclusão digital, pediu que os directores da Scholas
trabalhassem muito neste âmbito. Em Março passado, ele mesmo plantou a
primeira “oliveira virtual” do Vaticano. A empresa Aula 365 by Creapolis
desenvolveu a oliveira virtual que hoje é plantada em diversas regiões
do mundo todo.
(03 de Setembro de 2014) © Innovative Media Inc.
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