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quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Scholas Ocurrentes apresenta plataforma digital que conecta escolas do mundo todo

A iniciativa promovida pelo papa Francisco foi apresentada hoje no Vaticano


Cidade do Vaticano, 03 de Setembro de 2014 (Zenit.org) Rocio Lancho García


“Construir a paz através da educação e da tecnologia”: com esta finalidade, a Scholas Ocurrentes apresentou hoje de manhã a primeira plataforma online colaborativa pluri-religiosa aberta a toda a comunidade educativa. A plataforma pretende conectar instituições educativas de todo o mundo e ajudá-las a concretizar os seus projectos.

O anúncio foi precedido por uma semana intensa de actividades no III Congresso Educativo Mundial da Scholas. Nesta segunda-feira, 1º de Setembro, o papa Francisco abriu o encontro com uma audiência, na Sala Paulo VI, da qual participaram os jogadores que entrariam em campo à noite para disputar a primeira partida inter-religiosa de futebol pela paz. Grandes jogadores de várias partes do mundo estiveram presentes, acompanhados de familiares.

“A tecnologia e a educação são cruciais para combater as raízes da violência”, disse José Maria del Corra, director mundial da Scholas, durante a conferência de imprensa na Sala Paulo VI. “Elas podem ajudar a derrubar as barreiras físicas que nos separam e os preconceitos que existem no caminho rumo à paz”.

A nova plataforma Scholas.Social unirá instituições educativas de todas as crenças e culturas para construir um espaço gerador da “cultura do encontro”. O site permite que alunos e professores intercambiem experiências para aprender uns dos outros, além de compartilharem projectos que precisam de apoio, seja financeiro ou de voluntários. As pessoas interessadas em se voluntariar podem recorrer à plataforma para encontrar as escolas e projectos que podem se beneficiar da sua ajuda.

O Scholas Occurrentes nasceu há um ano, quando o papa Francisco solicitou a criação de uma rede de escolas voltada a mudar a maneira de os estudantes aprenderem. A iniciativa se inspira em dois projectos que Bergoglio criou quando era arcebispo de Buenos Aires: a Escola de Vizinhos e as Escolas Irmãs. Os dois projectos compartilham as problemáticas dos estudantes de bairros de diversos níveis sociais para procurar soluções conjuntas, promovendo assim a participação e o intercâmbio.

Dar a esta ideia uma escala global exigiu uma plataforma robusta, mas fácil de usar. Com este objectivo, três empresas tecnológicas se uniram à iniciativa e doaram seu trabalho: a empresa de desenvolvimento de software Globant desenhou e concebeu o site, enquanto a Line64 fez a programação. O Google foi o responsável pela integração dos aplicativos para educação.

A Scholas.Social combina diversas características das plataformas sociais e colaborativas e permite aos usuários inserir projectos e participar de outras iniciativas doando conhecimento, tempo e material. A plataforma promove a participação com estratégias de “gamification”, uma tendência mundial que aplica as dinâmicas do videojogo a contextos não lúdicos, para promover o comprometimento dos usuários. Numa segunda etapa do projecto, a Scholas e seus cooperadores continuarão incluindo novas ferramentas e funcionalidades para construir a “Sala de Aula do Futuro”. Pode-se aceder à plataforma em http://scholas.social.

O papa Francisco, consciente da importância da inclusão social através da inclusão digital, pediu que os directores da Scholas trabalhassem muito neste âmbito. Em Março passado, ele mesmo plantou a primeira “oliveira virtual” do Vaticano. A empresa Aula 365 by Creapolis desenvolveu a oliveira virtual que hoje é plantada em diversas regiões do mundo todo.

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