Páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Campeões mundiais realizam partida inter-religiosa pela paz

Audiência dos atletas com o Papa aconteceu na Sala Paulo VI. Na ocasião, o Dicastério para a Cultura apresentou o Seminário Internacional "O desporto é para o homem"


Roma, 01 de Setembro de 2014 (Zenit.org)


As luzes do Estádio Olímpico de Roma se acenderam para o primeiro jogo inter-religioso pela paz. O evento internacional em favor da "Schola Occurrentes" e da Fundação P.U.P.I teve a participação de campeões mundiais como Lionel Messi, Gianluigi Buffon, Zinedine Zidane, Javier Zanetti, Roberto Baggio, Andrea Pirlo, Yuto Nagatomo e Samuel Eto'o, cada um representando diferentes religiões.

Hoje à tarde todos os desportistas e promotores do jogo (250) foram recebidos na Sala Paulo VI, pelo Santo Padre, para uma bênção especial antes de entrar em campo.

A iniciativa teve origem em Abril de 2013, durante audiência do Papa Francisco com as equipas da Itália e da Argentina, no final de uma partida beneficente. Na ocasião, o Papa quis compartilhar com o ex-futebolista argentino Javier Zanetti a ideia de organizar um jogo em que participassem pessoas de diferentes religiões para promover a fraternidade e a partilha através do desporto. Inspirado por seu ilustre compatriota, Zanetti colocou em acção a iniciativa.

Os bilhetes à venda desde 25 de Julho esgotaram rapidamente. O valor recolhido será destinado a actividades beneficentes, em especial, o projecto "vida alternativa", promovido pela ONG educacional "Schola Occurentes", fortemente apoiada pelo Papa e pela associação P.U.P.I fundada há mais de 10 anos por Zanetti e sua esposa Paula.

"Schola Occurrentes", com sede na Academia Pontifícia de Ciências, no Vaticano, é uma entidade de educação promovida por Bergoglio, que utiliza tecnologia, arte e desporto para promover a inclusão social e a cultura do encontro. P.U.P.I, organização sem fins lucrativos, promove e apoia programas de adopção a distancia e assistência para aliviar as várias situações de vulnerabilidade.

Durante o jogo, o Conselho Pontifício para a Cultura, em colaboração com o Escritório Nacional para a Pastoral do lazer, Turismo e Desporto da Conferência Episcopal Italiana e da Fundação João Paulo II para o Desporto, organizou um encontro com os líderes de associações desportivas católicas internacionais, para apresentar o dia de reflexão sobre o tema: "O desporto é para o homem. Da cultura do resultado à cultura do encontro."

O seminário internacional pretende reflectir sobre a "exaustão" cultural e o “modelo estrutural” de um sistema desportivo que esquece o homem e enaltece a vitória, o sucesso e o lucro, a todo custo. Portanto, uma oportunidade extraordinária para confrontar os valores educativos, culturais e espirituais da experiência desportiva e propor novos percursos formativos para educadores desportivos.

Entre os participantes estavam representantes de associações desportivas católicas dos Estados Unidos (Catholic Athletes for Christ, Varsity Catholic)), Inglaterra (Kairos Forum), Itália (Centro Sportivo Italiano, CdO Desporto), México (Sinaloa), Eslováquia (Orol) Malta (Kerygma). Entre os objetivos está a preparação do Vatican Global Conference on Sport and Faith, que será realizado no Vaticano em Setembro de 2015. Pela primeira vez acontecerá um encontro internacional no Vaticano, com os líderes do desporto mundial IOC,  Federações Mundiais e líderes religiosos, para enfrentar os desafios do mundo dos desportos.

O Seminário será realizado na sede do Pontifício Conselho para a Cultura, hoje e amanhã, terça-feira, 2 de Setembro. Estão previstas também algumas actividades, como uma visita ao "cubículo de Atletas", nas Catacumbas dos Santos Marcellino e Pedro, com a representação mais antiga de um atleta cristão do século IV e a participação na audiência geral de quarta-feira, 3 de Setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário