Páginas

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A paz foi a vencedora do jogo inter-religioso

O papa esteve virtualmente presente no Estádio Olímpico de Roma em mensagem de vídeo


Roma, 02 de Setembro de 2014 (Zenit.org) Sergio Mora


Na Partida Inter-Religiosa pela Paz, disputada nesta segunda-feira no Estádio Olímpico de Roma, enfrentaram-se duas equipes: Scholas contra Pupi, com muitos campeões de diversas regiões e religiões defendendo cada equipa. O evento foi transmitido por 50 canais de televisão de vários países.

Os nomes das equipas são os das associações que organizaram o encontro: a Scholas Occurentes e a Fundação Pupi, esta última criada pelo jogador Javier Zanetti e por sua esposa.

A partida foi vencida pela Pupi por 6 a 3, mas o grande ganhador foi a causa da paz. Os participantes reforçaram a convicção de que as religiões não devem ser motivo de conflito.

O evento foi aberto com duas músicas da cantora argentina Violetta, cercada por crianças. Em seguida, o papa Francisco se pronunciou através de mensagem de vídeo transmitida em espanhol: “Uma partida em que ninguém joga por si, mas por todos (...) Cada um se multiplica. Ao jogar em equipe, cada um é mais pessoa, mais gente, se engrandece mais; ao jogar em equipe, em vez de ser uma guerra, a competição é semente de paz. Por isto, o símbolo desta partida é a oliveira”.

Francisco prosseguiu: “Mando uma saudação aos integrantes da Scholas, que estão na organização desta partida e que vão plantar a oliveira da paz”. O papa convidou o público a “plantar [a oliveira da paz] todos juntos com a Scholas” e encerrou dizendo: “Peço desculpas por falar com vocês em castelhano, mas é o idioma do meu coração e hoje eu quero falar com vocês de coração!”.

Depois da partida, diversos jogadores leram uma mensagem de paz, cada um no seu idioma.

O troféu em forma de oliveira, entregue à equipa vencedora, também evocou o tema do evento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário