21 de Março
Fátima,
A partir deste ano, o Santuário de Fátima fixa a data de 21
de Março para evocação das aparições do Anjo da Guarda aos videntes,
Lúcia, Francisco e Jacinta.
Não tendo a Irmã Lúcia nos seus escritos, nem os interrogatórios
oficiais realizados aos videntes e aos seus familiares indicado em
concreto os dias das três aparições ocorridas em 1916, o Santuário de
Fátima decidiu passar a evocar estas aparições numa data que se
aproximará da data da primeira aparição.
Foi escolhido 21 Março, dia do equinócio da primavera; passará portanto a ser esta data a celebrativa destas aparições.
Este ano o programa será o seguinte:
21:30 - ROSÁRIO E PROCISSÃO aos locais das aparições do Anjo, com início na Capelinha das Aparições.
O anúncio da intenção de realização desta evocação anual das
aparições do Anjo foi feito recentemente pelo Reitor do Santuário de
Fátima, no XXXII Encontro de Guias-Intérpretes, realizado a 14 e 15 de
Fevereiro, no qual participaram mais de 50 pessoas, entre
guias-intérpretes e funcionários dos serviços de acolhimento aos
peregrinos do Santuário.
“O Santuário de Fátima celebra com solenidade e com grande
visibilidade as aparições de Nossa Senhora, nunca tivemos a tradição de
celebrar as aparições do Anjo. Queremos agora persistir para que também
estas aparições se tornem um momento significativo no nosso calendário”,
afirmou o Padre Carlos Cabecinhas recordando no entanto o grande
destaque que lhes foi dado no ano pastoral de 2010-2011, em que todas as
celebrações e iniciativas estiveram centradas na mensagem destas
aparições.
O Reitor destacou igualmente que o programa proposto para a vigília
de oração do próximo dia 21 terá necessariamente de ser preparado a
pensar também nos peregrinos de outros idiomas que eventualmente estejam
em Fátima e que pretendam participar.
Recorde-se que, na tentativa de esclarecer melhor as datas destas
aparições, a Irmã Lúcia, nas suas memórias (Memórias da Irmã Lúcia I),
escreve: “Parece-me no entanto que deveu ser na Primavera de 1916 que o
Anjo nos apareceu, pela primeira vez, na Loca do Cabeço (…); a segunda
deveu ser no pino do Verão, nesses dias de maior calor (…); a terceira
aparição parece-me que deveu ser em Outubro ou fins de Setembro, porque
já não íamos passar as horas da sesta a casa”.
O padre Luciano Cristino, director do Serviço de Estudos e Difusão do
Santuário de Fátima, na publicação “Santíssima Trindade, adoro-Vos
profundamente”, recorda que “a identificação mais completa dos sítios
(das aparições do Anjo) só foi possível na visita que a própria Irmã
Lúcia fez, a 21 de Maio de 1946, à Cova da Iria, Cabeço, Valinhos,
Aljustrel e Fátima”.
(Fonte: boletim informativo do Santuário de Fátima)
in
Sem comentários:
Enviar um comentário