Páginas

terça-feira, 5 de março de 2019

Jesuítas da América Latina debatem soluções para a crise venezuelana


 | 4 Mar 2019 | BrevesÚltimas
Conscientes dos “preconceitos ideológicos” e da “desinformação” que existe sobre a situação real da Venezuela, diversos organismos jesuítas da América Latina promovem a partir desta segunda-feira, 4 de Fevereiro, um seminário internacional de busca de alternativas políticas à crise venezuelana.
A iniciativa, que decorre em Lima (Peru), reunirá várias dezenas de especialistas e participantes. O padre Roberto Jaramillo, presidente da CPAL (Conferência de Provinciais Jesuítas da América Latina e Caribe, um dos organismos promotores), diz que a iniciativa nasceu no quadro da ajuda aos jesuítas que trabalham no país e com o objectivo de reforçar a solidariedade em favor das centenas de milhar de venezuelanos que têm procurado refúgio em países da região.
“Todos somos testemunhas do êxodo de pessoas necessitadas de protecção internacional. A crise agudizou-se e agora, mais do que nunca, precisamos de ter clareza sobre os cenários possíveis e as respostas que devemos ter preparadas”, justifica o padre Jaramillo. “Os preconceitos ideológicos, por um lado, e a desinformação sobre a situação real, por outro, impedem que façamos uma ideia cabal da gravidade da crise interna e o aparecimento da solidariedade correspondente”. Por isso, o encontro pretende contribuir para a busca de soluções políticas, aliviando o sofrimento dos venezuelanos e promovendo a solidariedade internacional, no respeito pelos direitos humanos e pela independência do país.
No dia 7, quando termina o seminário, haverá uma conferência de imprensa de divulgação das propostas e conclusões.


in



Sem comentários:

Enviar um comentário