Páginas

sábado, 23 de fevereiro de 2019

O primeiro dia… [com «21 passos» do Papa]

Bom dia e paz e bem!!
As atenções continuam centradas no Vaticano onde, hoje, vive-se o segundo dia da Cimeira dedicada à Proteção de Menores na Igreja. A Agência ECCLESIA está a acompanhar o encontro no terreno e a partir da redação, numa grande parceira.
“O santo povo de Deus olha para nós e espera de nós não apenas condenações simples e óbvias, mas medidas concretas e eficazes a aplicar. É preciso ser concreto” – Papa Francisco.
O Papa, que convocou a reunião, marcou a abertura com um documento com 21 pontos de reflexão.
“Elaborar um manual prático no qual são especificados os passos a serem dados pela autoridade em todos os momentos-chave do surgimento de um caso.” – é o 1.º.
Foi o primeiro dia e lembrei-me do título de uma música: «E vem-nos à memória uma frase batida/ Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida […] Dá-se a volta ao medo, dá-se a volta ao mundo»
Ainda sobre o tema que marca a agenda da Igreja Católica estivemos a falar com o padre angolano Joaquim de Almeida.
“Espero que aqueles que estão no Vaticano para esta cimeira vejam isto, e sobretudo que valorizem a vida destas pessoas, destas vítimas”, disse o missionário Espiritano participou no mais recente curso sobre Proteção de Menores, em Roma.
Dia 6 de março começa um novo o tempo litúrgico, a Quaresma, e no site da Agência ECCLESIA, já pode começar a acompanhar propostas/dinâmicas e caminhadas de dioceses, movimentos.
Hoje, no programa Ecclesia a partir das 15h00, na RTP 2,
e à noite, pelas 22h45, na Antena 1 da emissora pública, continuamos com os estudantes universitários na ‘Missão País’ 2019
Cumprimentos e, desde já, votos de um bom fim de semana, fique na nossa companhia
Carlos Borges


Sem comentários:

Enviar um comentário