Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Igreja quer estar na linha da frente da resolução dos abusos

Olá bom dia,
A atualidade católica continua nas últimas horas marcada pela cimeira sobre proteção de menores que decorreu no Vaticano, promovida pelo Papa Francisco.
Para o arcebispo de Évora, a Igreja tem de seguir na linha da frente da resolução desta problemática, pois só assim avançará também da melhor forma com o seu processo de “purificação”.
Em Roma, o padre Valdir José de Castro, superior-geral dos Paulistas e um dos cerca de 20 responsáveis de congregações e institutos religiosos que participaram na cimeira, destacou a importância da colaboração entre Igreja e sociedade civil.
“Tem de haver colaboração, dentro da Igreja, colaboração entre dioceses, religiosos, também entre o direito canónico e a justiça civil, porque cada país tem as suas leis próprias sobre esses casos”, frisou aquele responsável.
No plano internacional, estes dias são marcados também por outro evento no Vaticano, uma assembleia plenária da Pontifícia Academia para a Vida que aborda o tema ‘Roboética: Pessoas, máquinas e saúde’.
“A inteligência artificial, a robótica e outras inovações tecnológicas devem ser colocadas ao serviço da humanidade e da proteção de nossa Casa Comum, e não para o oposto, como infelizmente, preveem algumas estimativas”, alertou o Papa Francisco.
A nível nacional, damos relevo aos últimos dados estatísticos sobre as vocações sacerdotais em Portugal, apresentados pela Comissão Episcopal para as Vocações e Ministérios.
Números que representam um aumento significativo no número de candidatos presentes nos Seminários do país.
Terminou este domingo o I congresso internacional sobre ‘A morte: Leituras da humana condição’, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização.
Uma iniciativa que, segundo a presidente da Comissão Organizadora do evento, permitiu retirar da “redoma” um tema que continua a ser tabu na sociedade.
No Programa ECCLESIA desta terça-feira, pelas 22h45 na Antena 1, a jornalista Sónia Neves propõe uma reflexão à volta da temática das novas tecnologias, com a participação do sacerdote jesuíta Bruno Nobre, licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa.
Não perca também a partir das 15h00, o Programa ECCLESIA na RTP2, com toda a atualidade da Igreja Católica a nível nacional e internacional
Tenha um bom dia, uma ótima semana!
José Carlos Patrício

Sem comentários:

Enviar um comentário