Páginas

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Cáritas ajuda mães e crianças na Venezuela através do projeto “Nutrir com Esperança”

caritas portuguesa_venezuela 1

Fotos © Caritas Internationalis
Integrado na operação “10 milhões de estrelas – Um Gesto pela Paz”, da Cáritas Portuguesa, o projeto Nutrir com Esperança pretende canalizar 35 por cento das verbas recolhidas no último Natal para dar apoio à Cáritas Venezuela.
O programa foca-se na ajuda a crianças (especialmente os menores de cinco anos que se encontrem desnutridos), mulheres grávidas ou lactantes e Cáritas paroquiais. Consultas de monitorização, desenvolvimento de programas de nutrição para crianças, garantias de acesso à saúde e apoio nutricional aos grupos mais vulneráveis da população venezuelana são os principais objetivos da campanha. Este foco em mulheres e crianças não é aleatório, mas baseado nos números oficiais divulgados pelo Estado da Venezuela, justifica a Cáritas: entre 2015 e 2016, 11.400 crianças morreram antes do primeiro ano de vida (aumento de 33 por cento) e mais 65 por cento de mulheres perderam a vida durante a gravidez ou no parto. Adicionalmente, registou-se um aumento dos casos de malária relatados e reapareceram doenças tropicais já erradicadas.
Além de tudo isto, a falta de produção nacional de alimentos e medicamentos, a queda do comércio de petróleo e o controlo absoluto por parte do Estado contribuíram para a escassez de medicamentos, estimada em 90 por cento do pacote básico da OMS (Organização Mundial de Saúde) e para a escassez, em 40 por cento, dos alimentos do cabaz básico.
Segundo o comunicado da organização, a situação humanitária que se vive na Venezuela “tem colocado a Cáritas na linha da frente da resposta a situações que comprometem diariamente a dignidade humana”. 
Janeth Marquez, diretora nacional da Cáritas Venezuela afirma: “Os venezuelanos vivem hoje uma situação drástica, dramática e de extrema gravidade causada pelo desrespeito aos seus direitos e da sua qualidade de vida, resultantes numa pobreza crescente, naquela que é a mais alta inflação do mundo, ausência de água potável, falhas constante do sistema elétrico, a perda do poder de aquisição, a deterioração do sistema de saúde, a escassez de alimentos e medicamentos, os serviços públicos colapsados, o aumento vertiginoso da migração e sem ter a quem recorrer. Face a esta situação, podemos dizer que o nosso país atravessa a pior das crises nos âmbitos político, social, económico e moral.”
A operação “Um gesto pela paz” é uma iniciativa que a Cáritas promove anualmente, durante os meses de novembro, dezembro e inicio de janeiro. Nesta desenvolvem-se variadas atividades e incentiva-se a compra de uma vela, no valor de um euro, nas Cáritas diocesanas, escolas, paróquias aderentes e alguns hipermercados. Do total de verbas recolhidas, 65 por cento destina-se a apoiar a ação de Cáritas diocesana no seu trabalho de apoio às pessoas necessitadas. O projeto tem um valor total de 72 487 euros, sendo que estão já angariado 30 mil de euros.



in



Sem comentários:

Enviar um comentário