Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Oito "boas práticas"

Bom dia e boa semana!
A cimeira que decorreu no Vaticano sobre a proteção de menores chegou ao fim e deixou oito pistas de ação... Boas práticas que o Papa quer que passem do papel para o quotidiano de todo o mundo, nomeadamente do mundo católico. De quatro dias de trabalhos entre 190 líderes da Igreja Católica de todos os continentes, a ouvir peritos, os relatos das vítimas e a forma como o problema dos abusos sobre menores por parte de membros do clero foi sendo tratado (ou não) em diferentes países, fica a determinação de erradicar uma "gravíssima praga". Uma determinação enorme, para um problema também enorme, a mostrar que o trabalho recomeça agora. Não para os 190 participantes na cimeira, mas para todas as pessoas, porque todas têm de estar envolvidas no combate a todas as formas de poder, nomeadamente as que resultam no abuso sobre menores.
A cimeira sobre uma questão muito sensível teve o bom indicador de decorrer quase à porta aberta, uma vez que muitos trabalhos foram transmitidos em direto, sendo agora possível saber tudo o que aconteceu, ler documentos, folhear conferências, ver e ouvir testemunhos e procurar as muitas notícias de quatro dias do Encontro sobre a Proteção de Menores, inédito na História da Igreja. Todas essas notícias estão no portal da Agência ECCLESIA, em texto, áudio e vídeo, fruto de mais um trabalho em parceria entre vários órgãos de comunicação social.
Terminada a cimeira, fica a convicção de que esta "chaga da sociedade" pode entrar numa nova fase da sua erradicação! Para isso, são necessárias normas concretas e evitar duas atitudes, como indicou o Papa no discurso conclusivo desta cimeira:
"Chegou a hora de encontrar o justo equilíbrio de todos os valores em jogo e dar diretrizes uniformes para a Igreja, evitando os dois extremos: nem judicialismo, provocado pelo sentimento de culpa face aos erros passados e pela pressão do mundo mediático, nem autodefesa que não enfrenta as causas e as consequências destes graves delitos",
Venham essas diretrizes, ou melhor, normas, como precisou Francisco.
Votos de uma ótima semana!
Paulo Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário