Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

«Conversão» na relação com a natureza

O desafio parte do Papa Francisco e está na sua mensagem para a Quaresma que foi ontem divulgada. Nela o Papa convida à adoção de novos estilos de vida, solidários e ecológicos. O Papa contrapõe a “lei de Deus, a lei do amor” à “lei do mais forte sobre o mais fraco”, considerando que esta é uma manifestação do mal, “como avidez, ambição desmedida de bem-estar, desinteresse pelo bem dos outros e muitas vezes também pelo próprio”. Esse mal leva à “exploração da criação (pessoas e meio ambiente)”, para alimentar uma “ganância insaciável que considera todo o desejo como um direito”.
Os perigos e as potencialidades da tecnologia, a disputa entre a robótica e as capacidades humanas, levaram a Academia Pontifícia para a Vida a congregar especialistas mundiais da área da robótica, da teologia, da filosofia e da ética para debater os perigos e potencialidades das tecnologias em áreas como a saúde ou a guerra. Na mensagem dirigida ao encontro, o Papa refere que “hoje é possível intervir muito profundamente na matéria viva, usando os resultados obtidos pela física, genética e neurociência, bem como pela capacidade de cálculo de máquinas cada vez mais poderosas”. O encontro que termina hoje, já tem desenvolvimento assegurado para a edição do próximo ano, onde em destaque vai estar a Inteligência Artificial.
«A Fé Cristã no Espaço Público» é o título do livro da autoria do padre jesuíta Domingos Terra, que é lançado hoje, às 18h00, no espaço da Livraria da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Manuel Braga da Cruz, reitor da UCP entre 2000 e 2012, fará a apresentação da obra. 
Pelas 15h00, na RTP2, o programa Ecclesia conta hoje com a presença de Catarina Martins de Bettencourt, diretora do secretariado português da AIS, que fala do relatório sobre liberdade religiosa no mundo que vai ser agora apresentado nas dioceses portuguesas.
Pelas 22:45, na Antena1 a edição rádio do programa reflete esta semana sobre o tema da Inteligência Artificial. 
Tenha um grande dia
Henrique Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário