Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

«Um mal em qualquer altura e lugar: este ponto não é negociável»

É com esta veemência que a afirmação é sublinhada numa tomada de posição pelos responsáveis mundiais dos Institutos Religiosos masculinos e femininos da Igreja Católica, unindo-se assim ao apelo do Papa pela erradicação dos abusos sexuais e fazendo um «mea culpa» por circunstâncias passadas dentro das suas congregações.
“Inclinamos as nossas cabeças com vergonha ao perceber que esse abuso ocorreu nas nossas Congregações e Ordens e na nossa Igreja. Aprendemos que os abusadores deliberadamente escondem as suas ações e são manipuladores”, indica o texto tonado público dias antes do início da cimeira inédita que vai levar ao Vaticano cerca de 100 responsáveis por Conferências Episcopais de todo o mundo, chamados por Francisco para falar sobre os abusos sexuais na Igreja e a proteção de menos.
Na agência antecipamos o congresso sobre a morte que vai acontecer nos próximos dias, em Guimarães. Com o objetivo de reforçar “o valor da vida”, o presidente da Comissão Científica do evento, Paulo Alves destaca uma matéria que é “transversal a todos os domínios” e para a qual a sociedade precisa de ser cada vez mais “preparada e educada”.
Nos próximos dias seguimos também a Jornada de Teologia Prática, que a Universidade Católica Portuguesa propõe, este ano centrada no estrangeiro, convidando a um olhar humanista.
“É um olhar diferente porventura de outros olhares que são necessários do ponto de vista político, técnico, para encontrar soluções para este problema”, deu conta o professor Alfredo Teixeira numa entrevista que pode visionar na agência.
Daqui a pouco trazemos-lhe as palavras do Papa Francisco na habitual audiência de quarta-feira, mas há mais para descobrir e seguir na página da Agência Ecclesia.
Encontramo-nos lá?
Tenha um excelente dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário