Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

A coragem das vítimas e o trabalho dos jornalistas...

Ambos foram sublinhados por Alessandro Gisotti, diretor interino da sala de imprensa da Santa Sé, na conferência de imprensa que ontem apresentava a cimeira sobre proteção de menores que o Papa convocou para os próximos dias 21 a 24 de fevereiro.
O responsável vaticano pelo contacto com a imprensa destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos media, “neste caminho doloroso”, e também a “coragem” das vítimas, que souberam “quebrar o silêncio”.
Na quinta feira começa esta cimeira que vai reunir 190 pessoas, incluindo 114 presidentes de conferências episcopais.
Naquela ocasião, o cardeal Blase J. Cupich, arcebispo de Chicago e membro da comissão organizadora, disse aos jornalistas que “a única preparação que o Papa pediu, foi “que os bispos se encontrassem com as vítimas”, para conhecer o “sofrimento” que estas carregam “todos os dias”.
Para o futuro há a necessidade de trabalhar na prevenção de abusos e na salvaguarda dos menores, para tornar a Igreja Católica “o lugar seguro que deve ser”, lembrou D.Charles J. Scicluna, arcebispo de Malta e secretário-adjunto da Congregação para a Doutrina da Fé. Foi também ele que agradeceu o papel da imprensa, pela sua investigação, “trazendo à luz do dia as histórias de tantas vítimas”.
Já no domingo, na Praça de S. Pedro, o Papa tinha destacado a importância deste encontro que, segundo afirmou, “quis convocar como ato de forte responsabilidade pastoral, diante de um desafio urgente do nosso tempo”.
Os projetos ‘Passo a Rezar’ e ‘Ponto SJ’, ligados aos jesuítas portugueses, lançaram também uma proposta de oração pelas vítimas dos abusos sexuais e pela “conversão da Igreja”.
“Passos de contrição”, é o nome da iniciativa que surge na semana em que o Papa convoca ao Vaticano os presidentes das várias conferências episcopais, para uma inédita cimeira sobre a proteção de menores.
Pelas 15h00 na RTP2 fique a par das propostas para a edição 2019 do Faith’s Night Out. O Pedro Furtado de Mendonça pertence às Equipas de Jovens de Nossa Senhora e vai falar desta iniciativa que acontece no sábado no Centro de Congressos de Lisboa.
Mais logo, às 22h45 Ecclesia está na rádio, sintonize a Antena1.
Tenha um grande dia
Henrique Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário