Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Homossexualidade e espiritualidade

O Courage Apostolate (Apostolado Coragem)  pertence à Igreja Católica e é um grupo de apoio espiritual e fraternal, dirigido por sacerdotes e composto de leigos e leigas católicos que aspiram viver castamente em conformidade com os ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana sobre a homossexualidade, sublinhando que todos têm uma mesma identidade fundamental: ser criatura e, pela graça, filho de Deus e herdeiro da vida eterna.” (Carta da Congregação para a Doutrina da Fé, Outubro de 1986. Assinada por Joseph Ratzinger, actual Papa Emérito Bento XVI.

O Courage não é um programa de reorientação sexual, só oferece apoio espiritual, fortalecendo a fé das pessoas que enfrentam esta situação, procurando conhecer a origem e as causas de sua condição na atracção pelo mesmo sexo, pelo que a sua ajuda é primordialmente espiritual, levando a vivenciar castamente a masculinidade e a feminilidade de acordo com os planos de Deus e os ensinamentos da Igreja Católica acerca da sexualidade humana.

Criado em 1980, em consequências dos múltiplos casos existentes, actualmente o Courage é dirigido internacionalmente pelo P. Philip Bochanski, da Diocese de Filadélfia, nos Estados Unidos. A sede internacional do Apostolado encontra-se na diocese de Bridgeport, Connecticut.

Com aprovação da Santa Sé, o Courage tem mais de 200 células, mantém contacto com as pessoas pela Internet, tem um canal de formação e também perfis no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube, todos com a finalidade da evangelização e apoio das pessoas com AMS.

Projeto ousado com uma missão necessária nos tempos actuais, este movimento de Apostolado da Igreja Católica surgiu nos Estados Unidos e hoje está presente no México, Filipinas, Itália, Austrália  e Brasil.

Os membros do Apostolado são chamados a viver diariamente as 5 metas da instituição: Castidade, Oração de Dedicação, Fraternidade, Amizade Casta e Vida Exemplar. A Espiritualidade do grupo tem como patrono são Francisco de Sales.

Emanuel do Carmo Oliveira



Sem comentários:

Enviar um comentário