Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Cardeais do Concistório de fevereiro nomeados membros dos Dicastérios

Papa nomeou o Patriarca de Lisboa membro do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e da Congregação para o Clero


Cidade do Vaticano, 14 de Abril de 2015 (Zenit.org)


Os novos Cardeais criados pelo Papa no último Consistório de 14 de Fevereiro, foram nomeados para os diversos Dicastérios da Cúria Romana. Uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé publicou a notícia nesta segunda-feira, 13 de Abril.

No novo organograma decidido pelo Papa Francisco, figura o Cardeal Dominique Mamberti, ex secretário para as Relações com os Estados, actualmente Prefeito do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica, como membro do Conselho dos Cardeais e Bispos da secção para as Relações com os Estados da Secretaria do Estado, e também membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e da Congregação das Causas dos Santos.

Os cardeais Berhaneyesus Demerow Souraphiel, Arcebispo de Addis Abeba (Etiópia) e Edouardo Menichelli, Arcebispo de Ancona-Osimo (Itália) para a Congregação para as Igrejas Orientais.

O Cardeal Ricardo Pérez, Arcebispo de Valladolid(Espanha) para a Congregação para a Doutrina da Fé.

Na Congregação para a Evangelização dos Povos, os Cardeais John Atcherley Dew, Arcebispo de Wellinghton (Nova Zelândia) e Pierre Nguen Vãn Nhon, Arcebispo de Hà Noi (Vietnam), Francis Xavier Kovitavanij, Arcebispo de Bangkok (Tailândia), Arlindo Gomes Furtado, Bispo de Santiago de Cabo Verde e Soane Patita Mafi, Bispo de Tonga.

O Santo Padre nomeou os cardeais  Manuel José Macário do Nascimento Clemente, Patriarca de Lisboa (Portugal), Alberto Suárez Inda, Arcebispo de Morelia (México) membros da Congregação para o Clero.

Na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, os cardeais Charles Maung Bo, Arcebispo de Yangon (Myanmar), Daniel Fernado Sturla Berhouet, Arcebispo de Montevidéo(Uruguay).

Na Congregação para a Educação Católica, o Cardeal José Luiz Lacunza Maestrojuán, Bispo de David no Panamá;  no Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o Cardeal John Atcherley Dew, Arcebispo de Wellington(Nova Zelândia).

No Pontifício Conselho da Justiça e Paz, os cardeais, Pier Nguyên Vãn Nhon, Arcebispo de Hà Nôi (Vitenam)e Alberto Suárez Inda, Arcebispo de Morelia (México).

No Pontifício Conselho Cor Unum, os cardeais Francesco Montenegro, Arcebispo de Agrigento (Itália), Arlindo Gomes Furtado, Bispo de Santiago (Cabo Verde) e Soane Patita Mafi, Bispo de Tonga.

Os cardeais Berhaneyesus Demerew, Arcebispo de Addis Abeba (Etiópia) e Francesco Montenegro, Arcebispo de Agrigento (Itália) no Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerários.

No Pontifício Conselho para os Operadores Sanitários, o cardeal Edoardo Menichelli, Arcebispo de Ancona-Osimo (Itália).

Finalmente, no Pontifício Conselho da Cultura o Papa Francisco nomeou como novos membros, os cardeais Charles Maung Bo, Arcebispo de Yangon (Myanmar), Ricardo Blásquez Pérez, Arcebispo de Valladolid (Espanha) e José Luis Lacunza, Bispo de David (Panamá).

No Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, os cardeais Manuel José Macário do Nascimento Clemente, Patriarca de Lisboa (Portugal) e Francis Xavier Kovithavanij, Arcebispo de Bangkok (Tailândia)

No Pontifício Para a Promoção da Nova Evangelização o Cardeal Daniel Fernando Sturla, Arcebispo de Montevideo (Uruguay).

Sem comentários:

Enviar um comentário