Páginas

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

A luta dos polacos contra o nazismo e o comunismo ensina dignidade e liberdade

Concluída a visita à Polónia do cardeal Marx, presidente da Conferência dos Bispos da Alemanha, no aniversário da ocupação nazista do País


Roma, 04 de Setembro de 2014 (Zenit.org)


“Nós, alemães, devemos reconhecer com gratidão que a luta do povo polonês contra os grandes regimes opressivos do século passado contribuiu para a unidade da nossa nação que hoje pode viver com dignidade  liberdade". Com estas palavras o card. Reinhard Marx, presidente da Conferência Episcopal Alemã, prestou homenagem à luta que a Polónia travou no século passado contra o nazismo e o comunismo.

Dessa forma concluiu-se a visita do card. Marx na Polónia, para as comemorações do 75º aniversário da invasão do País pelas tropas do Terceiro Reich, em 01 de Setembro de 1939. Durante a jornada o purpurado foi ao túmulo do padre Jerzy Popieluszko, para depor uma coroa de flores em memória do sacerdote assassinado em 1984 pelos serviços segurança do regime comunista na Polónia. Depois disso, uma visita ao Museu da Revolta de Varsóvia, onde fez um discurso.

À noite, finalmente, uma reunião com alguns intelectuais polacos, entre eles o historiador Wladyslaw Bartoszewski e Zbigniew Nosowski, editor-chefe da revista Wiez. Os bispos da Alemanha e da Polónia vão reunir-se no próximo ano para comemorar o 50º aniversário da troca de cartas entre os dois episcopados em 1965, no final do Concílio, primeiro gesto conciliatório depois de anos de animosidade entre os dois Países e os conflitos armados.

Sem comentários:

Enviar um comentário