Visita do Santo Padre a paróquia de São Gregório Magno. Em sua homilia, adverte que o pecado nos faz 'corruptos' e 'nossa alma começa a dar mal cheiro'
Roma, 07 de Abril de 2014 (Zenit.org)
Neste quinto domingo da Quaresma, o Papa Francisco fez uma
visita pastoral à paróquia de São Gregório Magno. Como de costume, o
Santo Padre saudou os fiéis e paroquianos e participou de diversos
encontros com crianças e adolescentes; doentes e os idosos; com
namorados e casais jovens cujos filhos acabaram de receber o Sacramento
do Baptismo.
Foram apresentadas ao Papa as diversas realidades sociais da
paróquia, entre elas, a Associação de integração social para deficientes
físicos "Lâmpada dos desejos" e a Cooperativa "La Prora", que lida com a
reintegração de ex-reclusos e ex-toxicodependentes. O Papa visitou a Casa da
Caridade, uma estrutura paroquial, cuidada pelos Carmelitas Menores e da
Caridade e voluntários. Francisco confessou cinco fiéis na sacristia. A
celebração da Santa Missa coroou a visita à paróquia da periferia
romana.
Em sua homilia, retomando o Evangelho do dia sobre a ressurreição de
Lázaro, o Santo Padre afirmou que, se permanecemos ligados ao pecado nos
tornamos "corruptos". Por esta razão, é necessário "sair das zonas
mortas do coração", dos "túmulos", da "necrose espiritual". Este foi o
principal apelo do Papa dirigido aos fiéis.
“Todos somos pecadores, afirmou Francisco, mas se estamos muito
agarrados a esse túmulo e não queremos que todo o nosso coração ressurja
para a vida, nossa alma começa a dar mal cheiro, cheiro da pessoa que
foi atingida pelo pecado”, acrescentou.
Francisco convidou a ter forças para ouvir o que Jesus disse a
Lázaro: "Lázaro, vem para fora!". E então, convidou a pensar em
silêncio: “Onde está minha necrose? Onde está o meu túmulo?”. Depois,
“tirar a pedra da vergonha e deixar que o Senhor nos diga como disse a
Lázaro: ‘Vem para fora’”, enfatizou o Papa.
O Papa levou de presente para os paroquianos o evangelho de bolso que
foi distribuído também aos fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São
Pedro para rezar a oração do Angelus. Ele pediu o mesmo gesto que havia
pedido antes: que os fiéis leiam o Evangelho todos os dias. “É ideal
para ler no ónibus, mas quando estiver acomodado, porque senão, precisa
vigiar os bolsos!”.
(Trad.:MEM)
(07 de Abril de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário