Páginas

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Francisco doa 1200 evangelhos para uma prisão romana

O Esmoler do Papa se encarregará da entrega, o arcebispo Konrad Krajewski, que visitará nesta quarta-feira os presos


Roma, 15 de Abril de 2014 (Zenit.org)


Os internos da prisão romana Regina Coeli receberão como dom pascal do papa Francisco mil e duzentas cópias do Evangelho, que o arcebispo Konrad Krajewski, esmoler papal, entregará amanhã durante uma visita a esta instituição penitenciária. Trata-se da edição de bolso que o Santo Padre presenteou aos fieis presentes na Praça de São Pedro na hora do Angelus do passado domingo, 6 de Abril e durante a missa que celebrou nessa mesma tarde na paróquia romana de São Gregório Magno na Magliana.

Em um artigo publicado no L' Osservatore Romano, o prelado polaco explicou que esta prisão, que foi construída entre 1881 e 1884, na área anteriormente ocupada por dois mosteiros, sempre foi a primeira estrutura de acolhimento da cidade. Também refere-se à grande presença de estrangeiros na prisão, cerca de 65 por cento dos reclusos.

A média do detidos é de mil pessoas, enquanto que os novos ingressos ao longo do ano sobem a cinco mil. Os presos ficam ali até o processo de primeiro grau. E a cada quinze ou vinte dias, o Ministério dispõe as transferências dos presos para outros centros da região.

Um dos maiores desafios é o cuidado pastoral que, a partir do período pós-Segunda Guerra Mundial, é confiado ao Frades Menores Conventuais da Província de Roma. Actualmente, a capelania é atendida pelos franciscanos Vittorio Trani e Ernesto Piacentini, com os quais colaboram quatorze sacerdotes voluntários e um grupo de catequistas neocatecumenais.

No domingo são celebradas três missas: na Rotunda, no Centro Clínico e na secção VIII. Além disso, outros agentes de pastoral cuidam dos cristãos de outras línguas. Os católicos de língua espanhola contam com a assistência semanal de um sacerdote espanhol, que, uma vez por mês, recebe o apoio de vários catequistas. Há também um sacerdote que atende os prisioneiros polacos e alguns catequistas que cuidam dos prisioneiros da área Africana e romena.

Note-se que, por ocasião da Páscoa deste ano, as celas dos presos serão abençoadas e durante a Semana Santa na Rotunda central será celebrada Via Crucis, a cargo dos presos dos vários sectores.

[Trad.TS]

Sem comentários:

Enviar um comentário