Páginas

quarta-feira, 16 de abril de 2014

UNIV: 3.000 estudantes encontrarão o Papa Francisco

A 47ª edição do evento organizado pela Opus Dei acontecerá de 14 a de 20 Abril


Roma, 15 de Abril de 2014 (Zenit.org)


Cerca de 3000 estudantes se encontrarão em Roma na Páscoa. O encontro, realizado há 47 anos, nasceu em 1968, impulsionado por São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei. Conforme informações da assessoria de imprensa da Prelazia, “a ecologia da pessoa e de seu ambiente” será o tema discutido entre universitários de todo o mundo que de 14 a 20 de Abril, participarão do UNIV, em Roma.

O encontro, como todos os anos, acontecerá durante a Semana Santa. Estudantes de mais de 200 universidades de todo o mundo se reunirão no Fórum UNIV 2014, em sua 47ª edição, para reflectir sobre o tema “Cosmos: a ecologia da pessoa e de seu ambiente”.

Na quarta-feira, 16 de Abril, os universitário participarão da audiência geral com o Santo Padre. Na ocasião, entregarão ao Papa Francisco algumas cartas que foram escritas por idosos de vários países dos cinco continentes. A ideia é ser uma "ponte" para fazer chegar ao Papa mensagens daqueles que, por causa da idade não podem chegar fisicamente.

O porta-voz do Fórum, Giovanni Vassallo afirma: "como estudantes recebemos com alegria o chamado do Papa para proteger toda a criação e o ambiente em que vivemos. Com este pequeno gesto, queremos dar o nosso contributo para uma nova relação entre as gerações: nós jovens queremos aprender com os mais velhos, e por isso nos tornamos seus porta-vozes, para fazer chegar essas mensagens de todos os lugares do mundo até o Papa."

O Fórum oferece inúmeros eventos culturais em diversos locais de Roma: conferências, seminários, exposições, concertos, grupos de estudo, mesas redondas. Entre os convidados da conferência deste ano destaca-se o médico argentino Abel Albino, da Fundação Conin, que promove a luta contra a desnutrição infantil; Esther Jimenez, diretora do Centro Internacional Trabalho e Família da IESE Business School e Kishore Jayabalan, diretor do Instituto Acton Roma.

Uma das principais actividades do Congresso é o Fórum Encontro Romano, cujo tema é "O Poder de servir: detalhes que fazem o intangível tangível" e o Fórum de Iniciativas Sociais, um espaço dedicado à apresentação de projectos de voluntariado e solidariedade cujos protagonistas são estudantes universitários de todo o mundo, em favor dos pobres das periferias das grandes cidades universitárias do mundo. Os participantes arrecadam fundos para ajudar alguns projectos de educação e formação na África, promovido pelo Harambee África International.

"O UNIV, disse Vassallo, é uma ocasião maravilhosa para conhecer e discutir temas fundamentais com colegas de todo o mundo. A ecologia humana nos lembra que existe um ecossistema que pode desenvolver melhor tudo o que é humano. Este ecossistema é como a terra boa que faz a planta crescer. Para cultivar o ser humano, a terra boa é a família e a escola, terra encontrada nos cinco continentes e que toca a cada um de nós trabalhar.”

O Presidente do UNIV 2014 é o economista finlandês Oskari Juurikkala. Nestes 47 anos mais de 100 mil estudantes universitários participaram do Fórum. Todos os anos os participantes são recebidos pelo Papa. 2014 será um ano particularmente importante, por causa da canonização de João Paulo II, que durante o seu pontificado, demonstrou particular simpatia e afecto para com os jovens do UNIV. Os textos dos 46 encontros precedentes, juntamente com outras informações sobre o Congresso estão disponíveis no site: www.univforum.org.

A Prelazia do Opus Dei organiza actividades de formação cristã que acompanham o programa do Fórum. O encontro é uma oportunidade para conhecer a cidade de Roma seguindo os passos da história da Igreja desde os primeiros séculos.

(Trad.:MEM)

Sem comentários:

Enviar um comentário