Um olhar mudou a vida do actor Pietro Sarubbi, que interpretou o papel de bandido no filme 'A Paixão de Cristo' de Mel Gibson
Roma, 17 de Abril de 2014 (Zenit.org)
Sendo somente um adolescente, Pietro Sarubbi fugiu de casa e
se juntou a uma companhia de circo. Em seguida, continuou a viajar pelo
mundo, acreditando que em algum lugar poderia preencher o vazio
espiritual que o afligia. Entre viagens e viagens continuava sua
carreira de actor que tinha começado aos 18 anos trabalhando em peças de
teatro, comerciais e cinema italiano independente. Especializou-se no género da comédia, mas sempre sentia uma leve sensação de fracasso,
porque o seu desejo era o de dirigir.
Em 2001, Hollywood parecia sorrir para ele com um papel coadjuvante
no filme "Capitão Corelli", mas o vazio existencial nunca o abandonou.
Meses depois o telefone tocou com uma oferta para colaborar com Mel
Gibson. Pensou que seria em um filme de acção, mas foi surpreendido ao
saber que o filme narraria a paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Nunca imaginou que poderia actuar em uma representação da paixão de
Cristo, porque naquele momento estava muito longe da Igreja. Queria
encarnar o apóstolo Pedro. Não por algo espiritual, mas porque pagavam
melhor por dia de trabalho. Portanto, não escondeu sua decepção quando o director disse que o procurava para interpretar a Barrabás.
Poucos dias antes de filmar a cena, teve uma conversa com Mel Gibson,
que quis dar-lhe mais detalhes sobre o personagem. Para o cineasta,
Barrabás não era simplesmente um bandido que pertencia ao grupo dos
Zelotes . Foi preso por muitos anos, foi torturado e levado ao limite.
Em seguida, Gibson disse um detalhe que tocou profundamente Sarubbi:
Barrabás começou a se converter em um animal sem palavras, que se
expressava com o olhar. Por isso escolheu o actor italiano.
Depois de investigar, achou que ele parecia encarnar bem esse animal
selvagem e, ao mesmo tempo, refugiar no fundo do seu coração o olhar de
um homem bom.
Uma vez no set, Sarubbi ficou absorto contemplando por uns momentos o
seu colega Jim Caviezel, que interpretava Jesus. Faltavam poucos
minutos para gravar a cena onde o povo perdoava Barrabás e condenava o
Messias. Surpreendentemente, o actor e Barrabás se transformaram numa só
pessoa. A cena avançou e ele já não actuava, vivia, vibrava com os
acontecimentos. “Não, a esse não! Barrabás!’ Os gritos da multidão tinham
alcançado o seu objectivo. Estava livre!
Inflado pela sua boa fortuna, olhava ironicamente para as autoridades
e, em seguida, para a multidão. E, finalmente, descendo as escadas, seu
olhar se encontrou com o de Jesus. "Foi um grande impacto. Senti como
se tivesse uma corrente eléctrica entre nós. Eu via o próprio Jesus", diz
Pietro Sarubbi. A partir daquele momento, diz ele, tudo em sua vida
mudou. Aquela paz que eu tinha procurado por anos, finalmente tinha
invadido sua alma.
"Ao olhar nos meus olhos, seus olhos não tinham ódio ou
ressentimento, apenas misericórdia e amor". O actor italiano relata assim
a sua fulminante conversão no livro "Da Barabba a Gesù - Convertito da
uno sguardo" (De Barrabás a Jesus, convertido por um olhar). No texto,
Sarubbi também explica como o dom da fé abarca agora todas as facetas da
sua vida. E o livro conclui com sua exegese pessoal da história
bíblica, onde o actor mostra a razão da sua gratidão com aquele
personagem, Barrabás, que ele tinha se resistido a encarnar: "Ele é o
homem que Jesus salvou da cruz. É ele que representa toda a humanidade".
[Trad.TS]
(17 de Abril de 2014) © Innovative Media Inc.
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