Evangelizando no âmbito da media
Roma, 04 de Novembro de 2013
Jornalistas, operadores de rádio, TV, web e publicidade
compartilharam as suas experiências sobre a nova evangelização no campo
do jornalismo em um simpósio organizado pelo congresso dos animadores e
responsáveis pela Renovação Carismática na Itália, que terminou hoje, em
Rimini.
Alguns dias atrás, o papa Francisco recebeu em audiência os
funcionários do Centro Televisivo Vaticano (CTV), por ocasião dos 30
anos da emissora, e lembrou a eles que o seu trabalho profissional está a
serviço da Igreja. Este mesmo convite foi recebido pelas pessoas que,
na tarde de ontem, relataram as suas experiências no mundo da
comunicação.
Os quatro palestrantes concordaram: é importante abrir espaço para as
boas notícias nos meios de comunicação, porque a boa notícia já está
espalhada por aí; basta divulgá-la.
Amerigo Vecchiarelli, redactor-chefe da TV 2000, contou a sua
experiência televisiva. "Fazer televisão é caro em todos os sentidos:
dinheiro, tempo... Mas vale a pena". Vecchiarelli pediu que o público
não seja espectador passivo, mas faça o discernimento do que vê na
televisão.
O jornalista convidou a plateia de profissionais a buscar a boa
notícia, mesmo em situações de emergência, e deu um exemplo ocorrido em
uma das recentes tragédias de Lampedusa: mesmo no meio de um cenário de
morte, pode-se falar do pescador corajoso que arriscou a vida para
salvar alguns dos migrantes náufragos.
Vecchiarelli explicou ainda o fenómeno da "informação monolítica",
que insiste num único tópico e na semelhança de conteúdos. É preciso,
disse ele, passar uma mensagem positiva diante de todo o mal que estamos
acostumados a ver e ouvir. Uma possibilidade para a evangelização via
meios de comunicação é dar voz às pessoas que vivem a fé na vida diária:
estas pessoas, já em si, são uma boa notícia.
Outro convite lançado foi o de sermos testemunhos vivos como
católicos e não apenas “para os outros verem e sentirem que eu sou
católico [...] Devemos ser cristãos na media não só realizando
produções, mas convidando um colega de trabalho a rezar, sempre que
necessário”.
Dante Balbo também falou do trabalho na televisão e salientou a
importância de adaptar a linguagem ao meio, de modo a chegar ao público
mais eficazmente. Ele contou que na Rádio Maria da Suíça foi aberto um
espaço em italiano dedicado à Renovação Carismática.
Na última palestra, Luciano Ferniani falou do seu projecto com os
presidiários, destacando a necessidade da oração de todos os irmãos por
eles. É importante ensiná-los a trabalhar em grupo, dar valor à
expressão corporal e transmitir a mensagem em linguagens novas.
Foram abordadas, finalmente, as redes sociais e o seu papel actual na
evangelização e na transmissão da boa notícia. Elas são meios que podem
ser usados para fazer propaganda de reuniões, momentos de oração e
testemunhos da fé.
in
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