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quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Depois de vender 10 milhões de livros sobre as «chaves do êxito», M. Gladwell aponta a Jesus

Sociólogo e escritor, estuda os «triunfos insuspeitos» 

Malcolm Gladwell é sociólogo e um grande divulgador sobre
temas de êxito e liderança... Que assinala o caso emblemático de Jesus

Actualizado 15 de Novembro de 2013

F. D-I / ReL

Com mais de 10 milhões de exemplares vendidos, Malcolm Gladwell é um dos principais escritores "motivacionais", guru do "êxito" e analista de "estratégias para triunfar".

"A Chave do Êxito" (mais de 3 milhões de exemplares vendidos), "Inteligência Intuitiva", "O que viu o cão", "Foras de série: porque umas pessoas têm êxito e outras não", são livros que executivos e líderes de todo o tipo devoram nos aeroportos.

Este sociólogo, que desde 1996 escreve como jornalista na revista The New Yorker, converteu-se num especialista no tema "êxito" e "liderança". Busca estas características especialmente em "outsiders", quer dizer, naqueles que parecem estar fora do sistema, fora dos circuitos do poder... Mas que apesar de tudo triunfam.

São histórias daqueles que parecem débeis, mas na realidade são fortes.

Nesta categoria encaixa o caso de Jesus Cristo. Um "outsider" que triunfa, e muitos poderiam tomar como modelo.

Jesus, o "outsider" que muda o mundo
"Jesus encaixa [na categoria de ´outsider´ com êxito]. Aqui temos uma das figuras mais revolucionárias da História. Vem das origens mais humildes. Nunca ocupou um cargo oficial. Nunca teve um exército à sua disposição. Nunca se fez rico. Não tinha nada que pudesse associar-se a poder e vantagens. E apesar de tudo isto, que conseguiu? Umas realizações impossíveis de calcular. Ilustra na perfeição a ideia de que tens que olhar o coração para saber do que alguém é capaz", assegura Gladwell numa entrevista a Religion News Service. 

Volta à fé graças a David e Golias
Malcolm Gladwell, que se criou numa família ligada à igreja menonita (um ramo pacifista e trinitário do protestantismo anabaptista), comenta que redescobriu e retornou à fé enquanto escrevia o seu livro David e Golias, também sobre triunfadores inesperados.

"Dei-me conta do que tinha perdido", admitiu na entrevista. "Tinha-me desviado um pouco da fé".

Em David e Golias Gladwell explora e reestuda os conceitos de vantagem e desvantagem, recorrendo a exemplos históricos (a guerra do Vietname, a luta de Martin Luther King) para seguir derrubando rígidas noções sobre debilidade e fortaleza.

"Impressionaram-me tanto estas histórias que eu escrevia pelo incrível poder da fé na vida das pessoas, que me causou um grande impacto nas minhas crenças. Esse foi o completamente inesperado efeito de escrever este livro. Estou no processo de redescobrir a minha fé outra vez".

A expansão das ideias

Um dos seus livros mais celebrados e vendidos é A chave do êxito, no qual fala do "tipping point", esse momento mágico no qual uma ideia, tendência ou comportamento social cruza uma entrada, verte-se e expande-se até ao insuspeito. Neste sentido compara a capacidade de expansão do fenómeno tipping com a de uma epidemia.

Gladwell inclui nesta categoria o caso de Jesus: as suas palavras e a sua vida sobre passaram muito esse tipping point.


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