O santo padre lembrou a centralidade de Cristo na vida e na história de cada um
Roma, 24 de Novembro de 2013
Publicamos a seguir a homilia do santo padre na celebração eucarística do encerramento do Ano da fé:
***
A solenidade de Cristo Rei do universo, que hoje celebramos como
coroamento do ano litúrgico, marca também o encerramento do Ano da Fé,
proclamado pelo Papa Bento XVI, para quem neste momento se dirige o
nosso pensamento cheio de carinho e de gratidão por este dom que nos
deu. Com esta iniciativa providencial, ele ofereceu-nos a oportunidade
de redescobrirmos a beleza daquele caminho de fé que teve início no dia
do nosso Baptismo e nos tornou filhos de Deus e irmãos na Igreja; um
caminho que tem como meta final o encontro pleno com Deus e durante o
qual o Espírito Santo nos purifica, eleva, santifica para nos fazer
entrar na felicidade por que anseia o nosso coração.
Desejo também dirigir uma cordial e fraterna saudação aos Patriarcas e
aos Arcebispos Maiores das Igrejas Orientais Católicas, aqui presentes.
O abraço da paz, que trocarei com eles, quer significar antes de tudo o
reconhecimento do Bispo de Roma por estas Comunidades que confessaram o
nome de Cristo com uma fidelidade exemplar, paga muitas vezes por caro
preço.
Com este gesto pretendo igualmente, através deles, alcançar todos os
cristãos que vivem na Terra Santa, na Síria e em todo o Oriente, a fim
de obter para todos o dom da paz e da concórdia.
As Leituras bíblicas que foram proclamadas têm como fio condutor a centralidade de Cristo: Cristo está no centro, Cristo é o centro. Cristo, centro da criação, do povo e da história.
1. O Apóstolo Paulo, na segunda Leitura tirada da Carta aos Colossenses, dá-nos uma visão muito profunda da centralidade de Jesus. Apresenta-O como o Primogénito de toda a criação:
n’Ele, por Ele e para Ele foram criadas todas as coisas. Ele é o centro
de todas as coisas, é o princípio: Jesus Cristo, o Senhor. Deus deu-Lhe
a plenitude, a totalidade, para que n’Ele fossem reconciliadas todas as
coisas (cf. 1, 12-20). Senhor da criação, Senhor da reconciliação.
Esta imagem faz-nos compreender que Jesus é o centro da criação; e,
portanto, a atitude que se requer do crente – se o quer ser de verdade -
é reconhecer e aceitar na vida esta centralidade de Jesus Cristo, nos
pensamentos, nas palavras e nas obras. Quando se crê, assim, os nossos
pensamentos serão pensamentos cristãos, pensamentos de Cristo. As nossas obras serão obras cristãs, obras de Cristo, as nossas palavras serão palavras cristãs,
palavras de Cristo. Diversamente, perde este centro, substituindo-o por
outra coisa qualquer, disso só derivam danos para o meio ambiente que
nos rodeia e para o próprio homem.
2. Além de ser centro da criação e centro da reconciliação, Cristo é centro do povo de Deus.
E hoje mesmo Ele está aqui, no centro da nossa assembleia. Está aqui
agora na Palavra e estará aqui no altar, vivo, presente, no meio de nós,
seu povo. Assim no-lo mostra a primeira Leitura, que narra o dia em que
as tribos de Israel vieram procurar David e ungiram-no rei sobre Israel
diante do Senhor (cf. 2 Sam 5, 1-3). Na busca da figura ideal
do rei, aqueles homens procuravam o próprio Deus: um Deus que Se
tornasse vizinho, que aceitasse caminhar com o homem, que Se fizesse seu
irmão.
Cristo, descendente do rei David, é precisamente o «irmão» ao redor do qual se constitui o povo,
que cuida do seu povo, de todos nós, a preço da sua vida. N’Ele, nós
somos um só; um só povo unido a Ele, partilhamos um só caminho, um único
destino. Somente n’Ele, n’Ele por centro, temos a identidade como povo.
3. E, por último, Cristo é o centro da história da humanidade e também o centro da história de cada homem.
A Ele podemos referir as alegrias e as esperanças, as tristezas e as
angústias de que está tecida a nossa vida. Quando Jesus está no centro,
até os momentos mais sombrios da nossa existência se iluminam: Ele
dá-nos esperança, como fez com o bom ladrão no Evangelho de hoje.
Enquanto todos os outros se dirigem a Jesus com desprezo – «Se és o
Cristo, o Rei Messias, salva-Te a Ti mesmo, descendo do patíbulo!» –,
aquele homem, que errou na vida, no fim agarra-se arrependido a Jesus
crucificado suplicando: «Lembra-Te de mim, quando entrares no teu Reino»
(Lc 23, 42). E Jesus promete-lhe: «Hoje mesmo estarás comigo
no Paraíso» (23, 43): o seu Reino. Jesus pronuncia apenas a palavra do
perdão, não a da condenação; e quando o homem encontra a coragem de
pedir este perdão, o Senhor nunca deixa sem resposta um tal pedido. Hoje
todos nós podemos pensar na nossa história, no nosso caminho. Cada um
de nós tem a sua história; cada um de nós tem também os seus erros, os
seus pecados, os seus momentos felizes e os seus momentos sombrios.
Neste dia, far-nos-á bem pensar na nossa história, olhar para Jesus e,
do fundo do coração, repetir-lhe muitas vezes – mas com o coração, em
silêncio – cada um de nós: «Lembra-Te de mim, Senhor, agora que estás no
teu Reino! Jesus, lembra-Te de mim, porque eu tenho vontade de me
tornar bom, mas não tenho força, não posso: sou pecador, sou pecadora.
Mas lembra-Te de mim, Jesus! Tu podes lembrar-Te de mim, porque Tu estás
no centro, Tu estás precisamente no teu Reino!». Que bom! Façamo-lo
hoje todos, cada um no seu coração, muitas vezes: «Lembra-Te de mim,
Senhor, Tu que estás no centro, Tu que estás no teu Reino!»
A promessa de Jesus ao bom ladrão dá-nos uma grande esperança:
diz-nos que a graça de Deus é sempre mais abundante de quanto pedira a
oração. O Senhor dá sempre mais – Ele é tão generoso! –, dá sempre mais
do que se Lhe pede: pedes-Lhe que Se lembre de ti, e Ele leva-te para o
seu Reino! Jesus é precisamente o centro dos nossos desejos de alegria e
de salvação. Caminhemos todos juntos por esta estrada!
in
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