Quarta Congregação Geral em preparação para o Conclave
Roma,
Um belo momento de oração aconteceu hoje, na Basílica de São
Pedro, por ocasião das Congregações Gerais que precedem o Conclave. O
Colégio Cardinalício intercedeu pela Igreja e pelo futuro Pontífice.
A celebração teve início às 17h no Altar da Cátedra da Basílica,
com a recitação dos Mistérios Gloriosos do Santo Rosário em latim,
seguido pela exposição do Santíssimo Sacramento.
Os cardeais foram convidados a participar de acordo com as suas
possibilidades, mas a grande maioria estava presente. Dentre eles Dom
João Braz de Aviz que saudou afectuosamente algumas pessoas antes de se
sentar junto aos demais purpurados.
Além dos cardeais, vários sacerdotes e religiosas ocupavam os bancos
mais próximos ao altar. Estavam presentes também o secretário da
Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), Prof. Guzmán
Carriquiry; o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Louro de
Azevedo Filho; padre Eric Jacquinet, responsável pela Secção Jovem do
Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), dentre outros. Muitos fiéis e
peregrinos acompanharam a celebração.
Este momento de intercessão pela Igreja contou com a oração das
Vésperas recitada de forma simples, em latim, presidida pelo cardeal
Angelo Comastri, arcipreste da Basílica de São Pedro.
O rito terminou com a bênção solene após a recitação do Tantum Ergo. O
Santíssimo Sacramento foi recolhido e levado em procissão para o
sacrário localizado na lateral da Basílica acompanhado do canto Ave, Regina Caelorum.
O livro da cerimónia distribuído aos fiéis presentes na Basílica foi
disponibilizado também online pelo Escritório das Celebrações Litúrgicas
do Vaticano.
Neste contexto, a Secretaria de Estado do Vaticano publicou hoje o
primeiro Twitter na sua conta oficial @terzaloggia: “Neste momento de
particular importância, a Secretaria de Estado se une a toda a Igreja em
oração pelo futuro Pontífice”.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário