Páginas

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Mesmo em formato online, clero não abdica da formação

Olá Bom Dia

Todos os anos, no mês de janeiro, em várias dioceses do país realizam-se ações de formação para o clero. Em 2021, devido à pandemia, os encontros presenciais deram lugar a encontros virtuais… Uma modalidade nova que se tornou habitual devido aos tempos perigosos.

O Instituto Superior de Teologia de Évora está a organizar, desde esta segunda-feira até quinta-feira, as Jornadas de Atualização do Clero das Dioceses do Sul (Évora, Beja e Algarve), que acontecem pela primeira vez em versão online. O tema escolhido para 2021 é “Diálogo, opção evangélica e ponte civilizacional”, contando com a participação do presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso (Santa Sé), cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot.

As jornadas de formação do clero da Diocese de Setúbal, previstas para a parte da manhã dos dias 19, 20 e 21 de janeiro, no Seminário de Almada, têm como tema «Setúbal – Igreja em Renovação». No primeiro dia, o padre Mário Sousa, Diocese do Algarve, presidente da Associação Bíblica Portuguesa e professor no Instituto Superior de Teologia de Évora vai abordar o tema «Igreja ministerial à luz do Novo Testamento». «Igreja Comunhão Ministerial à luz do Concílio Vaticano II» é o tema abordado, dia 20 deste mês, por José Borges de Pinho, catedrático jubilado da Universidade Católica Portuguesa.

No último dia, o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai refletir sobre «Noção de Paróquia, leitura histórica e perspetivas atuais».

As conferências serão transmitidas via Zoom para o clero que esteja impedido de participar presencialmente.

A Diocese de Coimbra promove, esta terça-feira, a sua Jornada de Formação Permanente 2021, sobre a encíclica ‘Fratelli Tutti’, a partir das 09h30, que podem ser acompanhadas presencialmente, no Salão de São Tomás, ou online.

“Este ano as Jornadas de Formação Permanente decorrerão apenas num dia em virtude da situação de pandemia que infelizmente estamos a viver”, explica a Diocese de Coimbra.

A sessão de aberta do encontro é da responsabilidade do bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, às 10h00, depois o professor universitário Juan Ambrósio vai falar sobre ‘A fraternidade como lugar teológico’.

Da parte da tarde, o programa propõe uma conferência e uma mesa redonda, respetivamente com Paulo Portas, sobre ‘de um mundo fechado a uma política melhor’, às 14h00, e o painel ‘as religiões ao serviço da fraternidade’ – Cultura religiosa numa sociedade laica (João Maria André), Diálogo inter-religioso (Padre Peter Stilwel), Religião como proposta de sentido (Inês Miranda Santos), até ao encerramento às 17h30 pelo bispo diocesano.

a participação no encontro de formação pode ser presencial, no Salão de São Tomás, ou online, pela plataforma Zoom “com interação”, ou assistindo nas suas páginas nas redes sociais Facebook e YouTube.

Propostas para hoje… No entanto não esqueça de ver o programa ECCLESIA na RTP2, pelas 15h00, e escutar na Antena 1, pelas 22h45.

Já sabe que pode acompanhar toda a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt/portal/

Cumprimentos
Luis Filipe Santos



Sem comentários:

Enviar um comentário