Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Há Pressa no Ar

É este o nome do hino oficial para o próximo encontro internacional de jovens católicos marcado para Lisboa em 2023 e que foi ontem divulgado a nível mundial. A música é da autoria de Pedro Ferreira e a letra foi escrita pelo padre João Paulo Vaz, os arranjos são da responsabilidade do músico e compositor Carlos Garcia. A letra parte do tema escolhido pelo Papa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 – ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc1,39) -, desenvolvendo-se “em torno do ‘sim’ de Maria e da sua pressa para ir ao encontro da prima Isabel, como relata a passagem bíblica”, como se pode ler no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

E umas JMJ em Portugal são uma oportunidade para a abertura e «acolhimento incondicional» da Igreja aos jovens. É o que pensa D. Joaquim Mendes. Em entrevista ao programa ECCLESIA emitida ontem na RTP2, o coordenador para a pastoral da JMJ Lisboa 2023, recorda o Sínodo dos jovens e lembra que é necessário proporcionar às novas gerações uma experiência familiar de Igreja e essa experiência passa pelo coração. "Não se pode educar e evangelizar sem chegar ao coração e para isso é preciso amar, escutar, acolher incondicionalmente e dar aos jovens uma experiência de verdadeiro espírito de família”, afirma D. Joaquim Mendes numa entrevista cuja síntese pode ler na Agência ECCLESIA.

Ao fim da manhã, a Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) promove, através da plataforma Zoom, uma conferência sobre «Pagar a horas, fazer crescer Portugal». Na iniciativa, integrada no «Compromisso - Pagamento Pontual», vão ser entregues “diplomas às empresas aderentes”.
João Pedro Tavares (ACEGE); João Almeida Lopes (APIFARMA); Paulo Macedo (CGD); António Saraiva (CIP); Nuno Gonçalves (IAPMEI) e Paula Franco (OCC) são alguns dos participantes nesta conferência.

Os ex-jogadores de futebol Paulo Sousa (Portugal) e Gianluca Zambrotta (Itália) vão falar às 17h00 (Lisboa), 18h00 (Roma), em modo virtual e através da plataforma Zoom, sobre «Vale tudo para ganhar?» A iniciativa parte da «Scholas Occurrentes», Organização Internacional de Direito Pontifício, através da sua área desportiva internacional, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais. As duas personalidades do futebol internacional vão conversar sobre o desporto e os valores. Para poder acompanhar este debate é necessário fazer uma inscrição prévia.

Mais logo, o programa ECCLESIA chega à RTP2 pelas 15h00. Mais tarde, pelas 22h45, pode acompanhar a sua edição rádio na Antena1.

Tenha um grande dia

Henrique Matos



Sem comentários:

Enviar um comentário