Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Um mês depois, já não é Natal...

Bom dia a si que nos acompanha nesta segunda-feira. Concluído o processo eleitoral das Presidenciais, os olhares voltam-se de novo para a crise provocada pela pandemia. Um mês depois do Natal, parece alto o preço da falta de responsabilidade. Individual e Política.

Este domingo, no novo confinamento, as comunidades católicas voltaram a passar pela suspensão das Missas públicas, face ao agravamento da situação provocada pela Covid-19. Procurei acompanhar várias celebrações e deixo aqui uma síntese de intervenções proferidas em celebrações online e pela TV.

Domingo é, em minha casa, dia de trabalho há muitos anos, acompanhando o ângelus a que o Papa preside, no Vaticano. Francisco, ainda afetado pela inflamação no nervo ciático, apareceu de pé na biblioteca do Palácio Apostólico para deixar vários apelos e alertas: do sem-abrigo nigeriano que morreu de frio, às portas de São Pedro, à saudação aos jornalistas, passando pela recordação das famílias atingidas pela pandemia.

Este foi o Domingo da Palavra que foi assinalado simbolicamente na Basílica de São Pedro e não só. Para ler aqui, com um conselho do Papa: fechar os ecrãs, abrir a Bíblia.

Hoje, a ciática impede que Francisco presida à tradicional celebração em Roma, no dia final da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, mas pediu que todos coloquem essa intenção na sua oração pessoal.

Já falei em jornalistas e volto ao tema, porque hoje vamos realizar o encontro de apresentação da Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que tem por tema “Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”. O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e o Gabinete de Informação da Diocese do Algarve prepararam em conjunto uma sessão, a decorrer no ambiente digital, a partir das 18h00.

Na RTP2, a partir das 15h00, o Programa ECCLESIA com o padre José Manuel Pereira de Almeida, médico, coordenador nacional da Pastoral da Saúde, sobre o próximo Dia Mundial do Doente e a atual pandemia. Pelas 22h45, na Antena 1 da rádio pública, iniciamos um ciclo de conversas com jovens de vários dioceses, 2 anos depois do anúncio da realização, em Lisboa, da próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre

Octávio Carmo



Sem comentários:

Enviar um comentário