Páginas

domingo, 17 de janeiro de 2021

Missão País em casa

Espero que estas linhas o encontrem em casa, com saúde e a respeitar as orientações que Portugal deve seguir para baixar a curva estatística de pessoas infetadas com a Covid-19. Esta é uma responsabilidade que só terá consequências se forem todos a assumir o seu dever cívico e contribuir para que todos tenhamos acesso à saúde, se assim necessitarmos.

Foi a responsabilidade, e também a oração, que guiou os chefes e a equipa nacional da Missão País 2021, para propor este ano, por causa da pandemia e do confinamento decretado, novos moldes de participação.

“Não vamos partir em missão como nos outros anos, porque o que o tempo nos pede é para ficar em casa, e nos recolhamos enquanto Missão País, e vamos viver este ano através da oração que vai levar a esperança”, assim explicou Carminho Ferreira Martins, que com Manuel Silva, lideraram uma equipa de 36 pessoas.

Procurando manter o entusiasmo que este projeto tem no meio dos universitários, a Missão País vai este ano acontecer na casa de cada um dos dois mil universitários inscritos.  

Esta reportagem pode hoje ser acompanhada na RTP2, no programa 70x7, às 17h15.

Aproveite o seu tempo em casa para olhar para as propostas que o Papa Francisco faz ao convocar o Ano da Família Amoris Laetitia.

Conversamos com D. Joaquim Mendes, presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família, que pede maior “atenção” para as famílias nas comunidades paróquias, pois acredita que nestes espaços “há famílias feridas, jovens a acompanhar” na sua realidade.

“É preciso dinamizar a atenção à família nas comunidades cristãs. Os movimentos apoiam e são um contributo importante, mas devemos olhar para o conjunto. No âmbito paroquial há famílias feridas, casais jovens que é preciso acompanharem, famílias que é necessário convidar a participar na comunidade e na formação dos filhos”.

Adaptando-se ao tempo de confinamento aprovado pelo Governo e Presidente da República, os bispos em Portugal vão publicando orientações para que as comunidades, procurando a segurança e o respeito pelas normas da Direção Geral de Saúde, possam continuar a celebrar a sua fé, no que de essencial neste tempo se apresenta.

Setúbal, Castelo Branco e Viseu foram as mais recentes que publicaram orientações, que a Agência Ecclesia tem procurado acompanhar.

Fica ainda a sugestão de escutar os programa de rádio que esta semana emitimos: o professor José Miguel Sardica olhou para os grandes desafios, que hoje, podemos antecipar para o ano de 2021: Igreja, Política, Sociedade, Europa e Ambiente, foram temas analisados pelo historiador.

Mas já sabe que há sempre mais para ler, ver e ouvir em agencia.ecclesia.pt

Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente domingo! Cuide-se, continue a respeitar o confinamento, pores só com a ação de TODOS, podemos TODOS, voltar a estar juntos.

Lígia Silveira

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      

 


Sem comentários:

Enviar um comentário