Páginas

sábado, 20 de setembro de 2014

«O terceiro caminho»: testemunhos de esperança que mudam a forma de entender a homossexualidade

Uma impactante película dirigida ao âmbito católico 

A película infunde compreensão e conduz à esperança.

Actualizado 30 de Agosto de 2014

Carmelo López-Arias / ReL

Recentemente estreou-se Desire of the Everlasting Hills [O desejo das colinas eternas], uma película testemunhal na qual três pessoas dão a conhecer a história da sua atracção pelo mesmo sexo e como e porquê superaram essa etapa da sua vida.

Na mesma linha, Blackstone Films produziu The third way. Homosexuality and the Catholic Church [O terceiro caminho. A homossexualidade e a Igreja católica], dirigida por John-Andrew O´Rourke (ver abaixo na versão integral, legendada por Traductor Católico).

Trata-se, como indica o subtítulo, de recolher a posição exacta da Igreja tal como a expressa o Catecismo da Igreja Católica ao distinguir entre os "actos homossexuais", "intrinsecamente desordenados" (n. 2357) e as "tendências homossexuais" daqueles que "não escolhem a sua condição homossexual" e "devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza" (n. 2358). Tudo, partindo de um princípio comum e independente da atracção sexual: "Todos os fiéis de Cristo são chamados a uma vida casta segundo o seu estado de vida particular. No momento do seu Baptismo, o cristão compromete-se a dirigir a sua afectividade na castidade".

O terceiro caminho ilustra esta mensagem mediante o testemunho de uma dezena de pessoas, homens e mulheres, que experimentaram ou experimentam atracção pelo mesmo sexo, que ou bem superaram ao indagar nas causas ou bem vivem no respeito à lei de Deus.

Um dos entrevistados é Richard Cohen, psicólogo que a partir da sua experiência pessoal e profissional (exposta nos livros Compreender e curar a homossexualidade, Abrindo as portas do armário e Filhos gay, pais heterossexuais) sustém que não se nasce homossexual e que as causas da atracção pelo mesmo sexo se situam numa disfunção nas relações afectivas (principalmente paternas e/ou maternas) durante a infância e a adolescência. Vários dos casos do documentário são exemplos claros.

Mas a intenção vai mais além, e aprecia-se desde o primeiro fotograma no facto de que várias das entrevistas tenham lugar no interior de um templo. A oração e os sacramentos são o principal auxílio daqueles que, não tendo escolhido os seus sentimentos homossexuais, querem sem dúvida embargo viver conforme a vontade de Deus e como católicos praticantes. Além disso tenta-se levar a uma compreensão prática de que quem tem tais sentimentos não podem por esse único facto ser rejeitados, censurados ou desprezados.



in


2 comentários: