Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Um mural para lembrar as vítimas da pandemia

Olá Bom dia

O Jardim Teófilo Braga em Campo de Ourique, Lisboa, acolheu uma das iniciativas da jornada “Memória e Esperança”, que evoca as vítimas da pandemia de Covid-19 em Portugal, com a pintura de um mural evocativo. Além dos momentos de luto, o projeto quis ainda deixar uma mensagem de esperança e de gratidão a quem lutou contra a doença.

A jornada “Memória e Esperança” visa mobilizar a sociedade e suscitar a participação de todas as pessoas e instituições que o desejarem, tendo sido criado o site memoriaeesperanca.pt.

Este domingo, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República Portuguesa, marca presença na cerimónia de encerramento, ajudando a plantar uma oliveira nas imediações do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

A Diocese das Forças Armadas e de Segurança vai dar início, esta quinta-feira, às 11h00, na Igreja da Memória, em Lisboa, à caminhada sinodal.

A equipa é constituída pelo capelão Leonel Castro, que é o elemento de ligação e coordenador, e depois há um elemento de cada ramo das Forças Armadas (Marinha, Força Aérea e Exército) e das Forças de Segurança (GNR e PSP).

Na celebração vão estar presentes os capelães militares, militares e elementos das forças de segurança e civis.

O Papa Francisco convida as dioceses a cumprir a primeira etapa do Sínodo Geral da Igreja (Sínodo dos Bispos) que terá a sua sessão final em outubro de 2023, subordinado ao seguinte tema – “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Este processo sinodal terá lugar entre outubro de 2021 e outubro de 2023 e procura questionar a Igreja sobre a sua sinodalidade, um tema decisivo para a sua ação e missão.

Propostas para hoje… No entanto não esqueça de ver o programa ECCLESIA na RTP2, pelas 15h00, e sintonizar na Antena 1, pelas 22h45.

Já sabe que pode acompanhar toda a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt/portal/

 

Cumprimentos

 

Luis Filipe Santos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário