Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

A educação na resposta aos desafios

Bom dia e paz e bem!!

“Agora, mais do que nunca, precisamos de superar as divisões, reduzir o sofrimento humano, restaurar a confiança e inspirar esperança. A educação de qualidade está no centro da resposta a estes desafios” - António Guterres

O secretário-geral da ONU destacou o “papel central das universidades” na transformação da sociedade e na resposta a crises como a pandemia, as alterações climáticas, a violência ou a desinformação.

A Universidade Católica Portuguesa organiza o II Simpósio UNISERVITATE “Aprendizagem-Serviço, Educação Integral e Espiritualidade Transformadora”, em parceria com a CLAYSS (Centro Latino Americano de Aprendizagem Serviço Solidário).

Apontando para a “solidariedade e a fraternidade”, o Papa Francisco deixou votos de que as instituições educativas da Igreja Católica “fortaleçam a sua identidade e missão”, com “projetos de saída, que não fiquem meramente pela parte académica, mas formem a cabeça, o coração e as mãos”.

É já no domingo, dia 31 de outubro, que começa a COP26 - Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas - na cidade escocesa de Glasgow, até 12 de novembro.

A Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) defendeu que os Estados-membros devem assumir a liderança global no combate às alterações climáticas.

“A Terra grita – e esses gritos tomaram a forma de altas temperaturas, com recordes a ser quebrados em muitas regiões; de inundações mortais e incêndios florestais que devastam comunidades em toda a Europa e no mundo; de perda material agravada por traumas sociais e psicológicos” - presidente da COMECE, cardeal Jean-Claude Hollerich (arcebispo do Luxemburgo).

Notícias e informações nacionais, internacionais e do Vaticano, vídeo e áudio, tudo em www.agencia.ecclesia.pt.

O Programa Ecclesia que também vai ajudar a preparar as celebrações de domingo começa pelas 15h00, na RTP 2, as ‘Conversas na Ecclesia’ dedicadas à missão terminam hoje, às 17h00 online, e na Antena 1 da rádio pública, pelas 22h45.

Votos de uma boa sexta-feira e um bom fim de semana.

Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário