Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Conhece a Carmelita do asfalto?

Olá Bom Dia

A irmã Maria de Fátima Magalhães publicou o livro “Encontros de Graça” com a história do trabalho social que desenvolve em Elvas, em torno de oito projetos sociais, e considera-se “carmelita do asfalto”.

“Tenho a tentação da vida de clausura. Mas considero que o meu lugar, o meu convento é o asfalto, são as vias não sagradas: onde está um irmão a sofrer, onde está uma mulher mal tratada, onde está uma criança sozinha, aí é o meu lugar e aí é que me tenho de encontrar com Jesus”, afirmou a religiosa teresiana.

Ao longo de mais de 25 anos, a irmã Fátima Magalhães fundou e dinamizou oito projetos sociais na cidade de Elvas, para dar resposta aos problemas que encontrava na rua, desde a infância à terceira idade, e que hoje são concretizados por um grupo alargado de voluntários, graças às doações de pessoas e instituições.

A Revista «Cenáculo» dos alunos da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa – Polo de Braga vai realizar, hoje, amanhã e sexta-feira, umas jornadas teológicas centradas nas “Intermitências da Morte”.

A iniciativa, a realizar no Espaço Vita naquela cidade, sempre às 21h30, tem como tema central “Intermitências da Morte” – Cristianismo, Transhumanismo e Inteligência Artificial.

Hoje, o orador vai ser o professor Arlindo Oliveira, com o tema: “O Futuro da Inteligência e o Futuro da Humanidade”, moderado pelo professor João Duque.

No dia seguinte, o professor Eric Charmetant reflectirá sobre “Longevidade e imortalidade no transhumanismo”, numa sessão moderada pelo professor Bruno Nobre (Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos de Braga).

O último dia tem como orador o professor François Vouga, que parte do tema “A Morte de Jesus como ato de liberdade e evento de libertação”, numa sessão moderada pelo professor João Alberto Correia (UCP-FT).

Propostas para hoje… No entanto não esqueça de ver o programa ECCLESIA na RTP2, pelas 15h00, e sintonizar na Antena 1, pelas 22h45.

Já sabe que pode acompanhar toda a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt/portal/

 

Cumprimentos

 

Luis Filipe Santos

 

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário