Páginas

domingo, 24 de outubro de 2021

Dia Mundial das Missões e Educação Cristã

Bom dia e paz e bem!

Hoje a Igreja Católica celebra o Dia Mundial das Missões 2021, e termina a Semana da Educação Cristã, em Portugal.

‘Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos’ é o título da mensagem do Papa Francisco para o dia mundial, uma passagem do livro dos Atos dos Apóstolos (Novo Testamento).

“Neste tempo de pandemia, perante a tentação de mascarar e justificar a indiferença e a apatia em nome dum sadio distanciamento social, é urgente a missão da compaixão, capaz de fazer da distância necessária um lugar de encontro, cuidado e promoção”

No site da Agência ECCLESIA encontra o especial ‘quando a missão e a saúde se cruzam, cá e além-fronteiras’: Experiências de missão de profissionais de saúde – duas enfermeiras e uma médica - são abertura ao mundo, às diferenças e momento de valorização humana

É o aperitivo para ver o programa ‘70x7’, deste domingo, pelas 17h36, na RTP 2.

Outubro é o mês missionário na Igreja Católica, e as ‘Conversas na ECCLESIA’ percorreram diferentes países, continentes e carismas para apresentar experiências missionárias. Os missionários partilharam símbolos desses locais, temos 17 que pode conhecer aqui.

Desde 2019, o bispo de Tete, em Moçambique, é um missionário português. O Dia Mundial das Missões foi mais uma oportunidade para conversar com D. Diamantino Antunes, religioso da Consolata.

“A minha missão de pastor é animar a pastoral local neste grande diocese e responder aos desafios novos que a realidade moçambicana nos coloca.”

A entrevista ao bispo de Tete é um dos destaques da emissão de hoje do Programa ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública (06h00)

A Igreja Católica em Portugal encerra este domingo a Semana Nacional da Educação Cristã 2021.

“Porque o tempo que vivemos é sobretudo um tempo de esperança, de abertura ao futuro, na redescoberta da originalidade da missão e de novos caminhos para a realizar, não tenhamos medo de mergulhar no interior dos diferentes contextos em que vive a humanidade, de pensar e percorrer o caminho juntos”, lê-se na nota pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

A catequese é um dos setores em destaque nesta semana especial e os catequistas estão reunidos em Fátima.

‘Sinodalidade e Catequese’ é o tema das Jornadas Nacionais de Catequistas 2021. Na Agência ECCLESIA encontra notícias com a irmã Arminda Faustino, a nova coordenadora do Departamento Nacional de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da CEECDF, e com o padre Tiago de Freitas, da Arquidiocese de Braga, que foi um dos oradores.

Votos de um bom domingo - é dia de não perder a entrevista conjunta Agência ECCLESIA/Renascença - e uma boa semana.
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário