Páginas

sábado, 23 de outubro de 2021

2021: Ano da Imprensa Regional


Em boa hora as duas associações representantes da Imprensa Regional - Associação Portuguesa de Imprensa (API) e a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) -lançam o desafio: assinalar em 2021 o Ano da Imprensa Regional. Precisamos, com urgência, de um novo impulso para a Imprensa Regional!

Tal como referem em carta aberta, sob o lema “Todos precisamos da imprensa regional”, “a imprensa regional é um bem coletivo, ao serviço de cada indivíduo, mas também de todas as comunidades onde se insere e, no fim de contas, do país”.

De facto, sente-se, sobretudo nos últimos tempos, um pensamento quase unânime na sociedade portuguesa: “sem uma imprensa regional forte, a democracia será fraca e estará ameaçada”; porque existe o reconhecimento claríssimo da marca distintiva entre os órgãos de comunicação de abrangência nacional mais alargada (jornal, rádio, televisão, na forma tradicional ou digital) - com os constrangimentos sobejamente conhecidos - e a imprensa regional, esta especialmente vocacionada para “o papel de proximidade insubstituível e fundamental, um pilar importante e constituinte da própria democracia, que deve reforçar e ampliar diariamente o espaço de cidadania”.

As ideias que lançam para reflexão, a clareza da identificação dos problemas atuais e das oportunidades emergentes, do caminho já percorrido e das necessidades apontadas, enchem-nos de confiança no futuro: “Todos precisamos da imprensa regional” bem alicerçada nas suas características de “independência de todos os poderes, uma informação que convoca os melhores princípios éticos, a independência, o rigor, a inclusão, a pluralidade, a liberdade, o respeito pela privacidade, o respeito pelos leitores, a defesa dos direitos humanos e o escrutínio de todos os poderes”.

Estão de parabéns as duas Associações que lançam o desafio: “encorajam as autarquias e associações de municípios a estabelecerem planos permanentes de investimento na Imprensa Regional, com total transparência, sem qualquer condicionamento da linha editorial, garantindo assim a liberdade e o acesso à informação das populações que representam”. Esperamos que sejam ouvidas!

"Influi tanto o ambiente!", Disseste-me. - E tive de responder: sem dúvida. Por isso é mister que seja tal a vossa formação, que saibais levar convosco, com naturalidade, o vosso próprio ambiente, para dar o "vosso tom" à sociedade em que viveis.
- E, então, se aprendeste esse espírito, estou certo de que me dirás com o pasmo dos primeiros discípulos, ao contemplarem as primícias dos milagres que se operavam pelas suas mãos em nome de Jesus Cristo: "Influímos tanto no ambiente!". (“Caminho”, ponto 376)

“Influímos tanto no ambiente!”: é uma ideia sempre presente em todos aqueles que se dedicam à comunicação social. Sim, eles influem muito na sociedade!

Maria Romano
Professora


Sem comentários:

Enviar um comentário