Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Aristides de Sousa Mendes e o valor da vida humana no panteão nacional

Bom dia e paz e bem!

“Há valores de humanismo que nos unem a todos” – Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

O antigo Cônsul-Geral de Portugal em Bordéus (França), Aristides de Sousa Mendes, está simbolicamente no Panteão Nacional, e a sua história e as vidas que ajudou a salvar continuam a ser recordadas e contadas.

À revelia do governo de António Oliveira Salazar, o diplomata português concedeu vistos a quem queria fugir e salvar na II Guerra Mundial.

“Todos os ditadores quando falam de nacionalismo não estão falando do bem do povo, estão falando do seu bem e de assegurar o seu domínio sobre esse povo. Hoje o que transparece é que este homem, que em nome precisamente do ser homem, do ser humano, é capaz de rebelar-se contra ordens que são injustas porque há valores que se sobrepõem aos interesses passageiros e contextuais de quem quer que seja”, disse D. José Ornelas à Agência ECCLESIA.

A portuguesa Olinda Marques, presidente do Movimento de Trabalhadores Cristãos da Europa (MTCE), participou no Encontro Mundial dos Movimentos Populares com o Papa, e recordou que ouvir Francisco designá-los por ‘poetas sociais’ trouxe “emoção e responsabilidade”.

“No seu discurso o Papa Francisco trata-nos por ‘poetas sociais’ e, nem sei explicar, ouvir isto trouxe-me uma grande emoção, emocionei-me, mas ao mesmo tempo traz-nos, a cada Movimento popular e ao MTCE uma grande responsabilidade”, disse em declarações à Agência ECCLESIA.

A presidente do MTCE assinalou que, nesta fase de recuperação da pandemia, se torna necessária a “atenção à solidariedade e cooperação” que nasceu deste tempo difícil e à proteção do planeta. 

Na Agência ECCLESIA continuamos atentos à abertura do Sínodo dos Bispos nas dioceses portuguesas e no nosso site pode consultar o início do caminho sinodal em Évora, Lamego e Viseu.

Em português também se pronuncia ‘Click To Pray’, a plataforma online que propõe três momentos de oração ao longo do dia e nasceu em Portugal, em 2014. Foi apresentada uma nova versão, esta terça-feira, no Vaticano, e também vai permitir rezar pelo sínodo 2021/2023.

Todas estas notícias, e muito mais, estão em www.agencia.ecclesia.pt. O programa ECCLESIA na televisão passa na RTP 2, às 15h00, e, neste mês missionário de outubro, os testemunhos de missão são online, pelas 17h00, e na radio Antena 1, pelas 22h45.

Obrigado pela sua companhia e uma boa quarta-feira.
Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário