Páginas

domingo, 31 de outubro de 2021

Um adeus sentido

Bom dia e um santo domingo para si, que nos acompanha,

Este sábado foi um dia de muito trabalho e começou marcado pelo adeus a D. Basílio do Nascimento, bispo de Baucau, em Timor-Leste, uma figura de referência para a história da Igreja Católica e para a sociedade no jovem país lusófono. A sua memória, particularmente ligada à Arquidiocese de Évora, onde se formou como padre – e ajudou a formar muitos outros -, foi evocada por responsáveis religiosos e políticos.

Em Lisboa, o V Fórum da Federação Europeia ‘One Of Us’ (Um de nós) ficou marcado pelos apelos em defesa da vida e alertas para a perda da herança/identidade cristã do continente, cada vez mais carente de valores fundamentais que o conduzam nesta mudança de época.

De Fátima chegou a festa de muitas cores do II Congresso Nacional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, tão presente na vida de milhares de pessoas em Portugal. Testemunhos e desafios que partem de 60 anos de história no país para renovar uma missão sempre atual.

A Igreja Católica em Portugal começa hoje a celebrar a Semana dos Seminários, iniciativa anual que decorre num momento de renovação e maior exigência na formação sacerdotal, segundo o presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM). “Formar padres para esta Igreja, para este tempo, para esta cultura, envolve hoje mais exigências”, disse D. António Augusto Azevedo à Agência ECCLESIA.

A nossa programação chega a si logo às 06h00 da manhã, na Antena 1 da rádio pública, projetando a próxima comemoração dos Fiéis Defuntos, num tempo em que tantos lutos ficaram por fazer; o tema regressa, com outra abordagem, pelas 17h30, no programa 70x7 (RTP2); e pelas 09h00, a entrevista conjunta Ecclesia/Renascença aborda a situação de tantas pessoas que morrem sozinhas, em Lisboa, entrevistando o provedor da Irmandade de São Roque.

 

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre,

Octávio Carmo

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário