Páginas

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Investigar os casos de abusos sexuais

Bom dia e paz e bem!!

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse que o organismo está a constituir um grupo coordenador, a partir das comissões diocesanas, para “chegar a critérios e procedimentos comuns”, admitindo novas medidas.

“Se a CEP julgar conveniente, poderá tomar outras medidas, sempre no propósito de rejeitar qualquer encobrimento de casos, de fazer justiça às vítimas e respeitar a verdade histórica das denúncias apresentadas”, disse o padre Manuel Barbosa, depois da reunião mensal do Conselho Permanente da CEP.

Na conferência de imprensa, o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa afirmou que a Igreja “reconhece a gravidade da situação dos abusos de menores e adultos vulneráveis e continua a tratá-la com toda a seriedade”.

O padre Manuel Barbosa recordou que a denúncia de casos pode ser feita “a qualquer comissão diocesana”: “O importante é que não fiquem de lado”.

“Todos têm voz”, afirmou o secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, sobre a fase diocesana do Sínodo convocado pelo Papa, que decorre até abril de 2022.

Depois da abertura do Sínodo 2021-2023 no Vaticano, sob a presidência do Papa, cada diocese católica vai dar início a esta dinâmica, sob a presidência do respetivo bispo, no próximo domingo, 17 de outubro. No site da Agência ECCLESIA, em ‘agenda’, já encontra informações de quase todas as (21) dioceses de Portugal.

O percurso para a celebração do Sínodo está dividido em três fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023, passando por uma fase diocesana e outra continental, que dará vida a dois instrumentos de trabalho diferentes distintos, antes da fase definitiva, ao nível mundial.

‘Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’ é o tema da assembleia convocada pelo Papa Francisco.

Em Fátima, termina hoje a Peregrinação Aniversaria Internacional de 13 de outubro, um tema em destaque em www.agencia.ecclesia.pt e no Programa ECCLESIA, a partir das 15h00, na RTP 2, onde também vamos conversar sobre o encontro ‘3 Milhões de Nós’ 2021.

Nas ‘Conversas’ online, às 17h00, e no programa na rádio Antena 1, pelas 22h45, o caminho é feito com missionários portugueses.

Votos de uma boa quarta-feira e um bom caminho sinodal.
Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário