Páginas

sábado, 23 de outubro de 2021

Sinos... em memória e pela esperança


Foto: Agência ECCLESIA/HM

Hoje pelas 12h00, os sinos tocarão em algumas dioceses portuguesas. É uma forma da Igreja Católica se associar à iniciativa de cidadãos “Memória & Esperança” que desde ontem e até domingo, tem em marcha um conjunto de atividades que dão corpo a uma jornada de memória, luto e afirmação da esperança.
No que toca à expressão orante pelas vítimas no âmbito da Igreja, os Bispos celebraram uma Eucaristia no dia 14 de novembro de 2020 em Fátima, a que se associaram muitos fiéis, além de autoridades como o Presidente da República e o Primeiro Ministro. Além disso, na próxima Assembleia Plenária de 8 a 11 de novembro, os Bispos celebrarão uma Santa Missa pelas vítimas da pandemia.

A Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga vai levar hoje a cabo, uma formação com o tema «Por Comunidades Sãs e Seguras».
A formação destina-se a todos os agentes pastorais – catequistas, dirigentes de movimentos, funcionários e voluntários de IPSS – que trabalham com menores e adultos vulneráveis, realça a nota enviada à Agência ECCLESIA.
A formação vai ser orientada por uma equipa de professores e técnicos do Projeto “Cuidar”, da Universidade Católica Portuguesa, e do Serviço de Proteção e Cuidado da Companhia de Jesus.

Em Fátima, arrancam hoje as Jornadas Nacionais de Catequistas que têm como tema «Sinodalidade e Catequese». Do programa constam várias intervenções ao longo destes dois dias que terminam com uma eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. Manuel Pelino.

Neste sábado dez cidades portuguesas vão receber mais uma ‘Caminhada pela Vida’. Promovida pela Federação Portuguesa pela Vida decorre, a partir das 14h30, em Aveiro, Coimbra, Évora e Lisboa; e, pelas 15h00, em Braga, Funchal, Guarda, Porto, Santarém e Viseu. A iniciativa promove a importância da defesa de cada ser humano, “desde o momento da conceção à morte natural”. Apesar de se tratar de uma atividade no exterior, a organização solicita o uso de máscara. 

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário