Páginas

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Fazer memória e motivar à esperança

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou a Jornada ‘Memória e Esperança’, que de 22 a 24 de outubro evoca as vítimas da pandemia de Covid-19, convidando as dioceses católicas a associar-se à iniciativa de um grupo de cidadãos.

“As várias Dioceses verão a oportunidade de realizar o gesto do toque dos sinos nas igrejas às 12h00 do sábado, 23 de outubro, conforme sugerido pelos organizadores da Jornada, ou a possibilidade de aderir a outra iniciativa”, refere o Secretariado-Geral da CEP.

“Fazer memória daqueles que nos deixaram, nomeadamente os que foram atingidos pela pandemia, só tem significado no horizonte de esperança que dá sentido à vida”, acrescenta o texto.

A CEP informa que na próxima Assembleia Plenária, de 8 a 11 de novembro, os bispos vão celebrar uma Missa pelas vítimas da pandemia.

Jorge Wemans, da comissão promotora da Jornada ‘Memória e Esperança’, disse que o projeto quer homenagear as vítimas da pandemia, num momento de paragem, para “reforçar a esperança” e lembrar quem sofre com o aumento das desigualdades.

“A pandemia veio de alguma forma, e os números mostram-nos isto, agravar as desigualdades e tornar intoleráveis as situações de pobreza: Portugal é um país com uma extensa franja da população de pessoas que são pobres”, referiu à Agência ECCLESIA.

Um conjunto de personalidades da sociedade civil portuguesa, incluindo responsáveis católicos, promove a jornada de homenagem às vítimas da pandemia, com o alto patrocínio do Presidente da República, de 22 a 24 de outubro.

Jorge Wemans assinala que a pandemia provocou um agravamento das condições de pobreza, mas reconheceu que também existiu “mobilização do Estado e das autarquias, que foram muitos importantes”, e muitos gestos particulares de vizinhos, de organizações, associações da sociedade civil, que se debruçaram sobre o outro, “motivados por sentimentos de compaixão”.

A Agência Fides, do Vaticano, divulgou os números mais recentes da Igreja Católica no mundo, apontando para um aumento de fiéis de 1,16% em 2019, num total de 1,34 mil milhões de batizados.

Os dados, publicados por ocasião do Dia Mundial das Missões, que se celebra no domingo, revelam que os católicos representavam 17,74% da população mundial a 31 de dezembro de 2019, data a que se referem as estatísticas mais recentes recolhidas pela Santa Sé.

O aumento do número de batizados é mais significativo na África (+8,3 milhões) e na América (+5,3 milhões), com a Europa em contraciclo (-292 mil católicos).

A percentagem de católicos nos vários continentes é de 63,8% na América; 39,64% na Europa; 26,34% na Oceânia; 19, 49% na África; e 3,31% na Ásia.

Damos-lhe ainda conta que o padre Tony Neves, missionário português, foi eleito assistente geral da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos), no capítulo geral que está a decorrer em Bagamoyo, Tanzânia.

“Esta é mais uma missão para servir. Depois de tudo o que aconteceu na minha vida espiritana, aceito com serenidade e espírito de fé esta missão para a qual fui eleito”, disse o sacerdote à Agência ECCLESIA.

O padre Tony Neves salienta que os desafios da missão hoje “são enormes” e a sinodalidade, que o Papa desafia, “será uma forma de ser Igreja”, que os membros da sua congregação vão “abraçar”.

Mas há mais para ver, ler e ouvir no portal de notícias da Agência Ecclesia. Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente dia e um bom fim-de-semana!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário