Páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Sinodalidade dá erro...

Olá bom dia!

Deixem-me começar esta mensagem com uma palavra que vai ser muitas vezes ouvida e nem sempre compreendida: sinodalidade. Curiosamente, o corretor de qualquer editor de texto não conhece a palavra e dá erro... Há que corrigir, não só a escrita, sobretudo as mentalidade.

Chamo a palavra sinodalidade para a abertura deste mensagem para valorizar o trabalho feito em Roma, nos últimos dias, para informar e mostrar os propósitos do Papa Francisco ao lançar um projeto que iniciou no último fim de semana e decorre até 2023. A ideia fundamental é viver numa comunidade crente que seja participativa e dialogante. Para isso, é preciso antes de tudo disponibilidade para escutar, para atender às angústias alheias e, em conjunto, tentar encontrar respostas.

Como o conseguir? Os jornalistas Octávio Carmo, da Agência Ecclesia, e Ricardo Perna, da Família Cristã, indicaram as pistas ao informar sobre os trabalhos de abertura do Sínodo, que decorrerem em Roma, nos últimos dias. Vale a pena passar pelas notícias publicadas, nomeadamente na Agência Ecclesia, para reter indicadores fundamentais (ou então ver o programa 70x7 do próximo domingo, na RTP2). Com uma vantagem: a reportagem aconteceu "em sinoalidade": foi um trabalho conjunto entre vários órgãos de comunicação social.

Esta terça-feira, começa em Fátima a Peregrinação Internacional de 12 e 13 de outubro. Uma ocasião de encontro entre peregrinos que, até Fátima ou desde Fátima, reorganizam dias e vidas em torno do ambiente do Santuário, que apela ao transcendente, ao sentido último do existir, independentemente das circunstâncias institucionais em que é proposto. Acompanhe ao longo do dia de hoje a informação sobre esta peregrinação no portal da Agência Ecclesia!

Votos de uma ótima jornada!

Paulo Rocha

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário