Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Contra o fundamentalismo e a violência


Foto: Lusa/EPA

Na tarde de ontém, o Papa e líderes religiosos de todo o mundo assinaram em Roma um apelo conjunto pela paz, rejeitando qualquer ato de violência ou o fundamentalismo em nome dos seus credos.
“As religiões podem encontrar a paz e educar para ela. As religiões não podem ser usadas para a guerra. Só a paz é sagrada e ninguém deve usar o nome de Deus para abençoar o terror e a violência”, refere o texto, proclamado junto ao Coliseu de Roma, encerrando um encontro inter-religioso pela paz promovido pela Comunidade católica de Santo Egídio, intitulado ‘Povos Irmãos, Terra Futura. Religiões e Culturas em Diálogo’.

“O mal que estamos a fazer ao planeta já não se limita aos danos ao clima, à água e ao solo, mas agora ameaça a própria vida na Terra”. As palavras são do Papa Francisco para quem “não basta repetir declarações de princípio que nos fazem sentir bem”. O Papa falava ontem, no ato académico que deu início ao novo ciclo de estudos em ‘Ecologia e Meio Ambiente’, na Universidade Pontifícia Lateranense. A iniciativa conta com o apoio do patriarca Bartolomeu de Constantinopla (Igreja Ortodoxa) e Audrey Azoulay, diretora da UNESCO, que lança a Cátedra ‘Um futuro de educação para a sustentabilidade’.
Na sua intervenção Francisco apontou o dedo a “ações perversas” contra o planeta, observando que a complexidade da crise ecológica exige “responsabilidade, concretude e competência”.


Foto: Santuário de Fátima

Hoje é o último dia em que pode ver em Lisboa, a coroa preciosa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A peça de joalharia está exposta pela primeira vez na Igreja de São Roque no âmbito da 1ª Bienal de Joalharia Contemporânea. Esta é uma oportunidade para “fazer memória de uma peça de joalharia dos anos 40 do século XX cuja relevância extravasa o valor artístico e patrimonial”, como realça a nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na RTP2, pelas 15H00, o programa Ecclesia olha a liturgia dominical e analisa a situação no norte de Moçambique com o Padre Ricardo Marques que é missionário da Boa Nova e o vigário episcopal em Pemba.
Mais tarde, na Antena1 pelas 22h45, a edição rádio do programa Ecclesia sublinha o testemunho dos missionários neste mês dedicado às missões.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário