Páginas

domingo, 17 de outubro de 2021

Sínodo 2023 em Portugal

Bom dia e bom domingo!

Como e quando vai começar o Sínodo 2023 nas 21 dioceses de Portugal? É este domingo, em quase todas, como mostra a pesquisa feita pela redação da Agência ECCLESIA. Como no Vaticano, algumas realizam uma assembleia sinodal e uma Missa e outras assinalam o início desta primeira fase do Sínodo com a celebração da Eucaristia.

O que se pretende e o que pode e deve acontecer a partir de agora e até outubro de 2023? O Octávio Carmo, vaticanista da Ecclesia, explica todos os passos de um Sínodo “que bate à porta de cada um” e o mesmo tema é está em destaque no programa 70x7 deste domingo (às 17h27, na RTP2).

Este sábado, o Papa Francisco enviou uma mensagem vídeo ao quarto encontro de Movimentos Populares para reafirmar que a repetição dos modelos socioeconómicos do passado, no pós-pandemia, seria “verdadeiramente suicida”, rejeitando qualquer política “ecocida e genocida” e pedir que as farmacêuticas libertem as patentes das vacinas, de forma a ajudar as populações dos países mais pobres.

Este Sábado, a Agência ECCLESIA fez uma pré-publicação da obra póstuma de Alfredo Bruto da Costa, que aborda a luta contra a pobreza numa “reflexão ética”, a partir da fé cristã. Intitula-se “O que fizeste ao teu irmão” e vai ser apresentado em Lisboa na tarde deste domingo. 

Uma outra obra, “Encontros de Graça”, da Irmã Maria de Fátima Magalhães, foi apresentado este sábado em Elvas e mostra como o MTA (Movimento Teresiano Apostólico) devolve dignidade de vida a muitas pessoas da região. Projetos e momentos vividos de forma emotiva, em Elvas, qiue vão passar pela Ecclesia!

Este domingo, inicia a Semana Nacional de Educação Cristã. Um tema para acompanhar na Agência ECCLESIA ao longo dos próximos dias!

Desejo-lhe um bom e santo Domingo!

Paulo Rocha

 

 

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário