Páginas

sábado, 16 de outubro de 2021

Os ecrãs devoram-vos, a literatura alimenta-vos


A leitura é um bem fundamental para as crianças: estimula-lhes a imaginação, enriquece-lhes a linguagem, desenvolve a capacidade de concentração, a partilha de ideias, valoriza sentimentos, como a amizade, o companheirismo, o amor pelos animais, pela natureza, numa palavra, comunicar valores e sair de si para os outros.

O desenvolvimento integral da criança não pode prescindir de leituras adequadas e edificantes, não de qualquer leitura, banal ou nociva, mas daqueles livros que desenvolvem a sensibilidade literária e cultivam a grandeza da magnanimidade no leitor.

A “ditadura dos ecrãs”, tem comprometido muito a disponibilidade para a leitura, acede-se facilmente à imagem em prejuízo do desenvolvimento intelectual em ler, pensar, interiorizar, reflectir, cultivar um sentido crítico e a partilha das ideias com os outros.

SALÚSTIO, O ESPANTA PARDAIS, em segunda edição bilingue, da autoria de Cecília Rezende, recentemente lançado pela Edições Vieira da Silva, é uma revelação e uma ajuda para recordarmos a beleza da simplicidade e de como o mundo é melhor quando é captado com os olhos do coração.

Maria Susana Mexia


Sem comentários:

Enviar um comentário