Católicos na Europa caíram, mas aumentaram no resto do mundo. Foto © Tony Neves |
Há cerca de 1,345 milhões de católicos no mundo, mais 16 milhões do que no biénio de 2016-2017, segundo o Anuário Estatístico da Igreja Católica publicado pelo gabinete central de Estatísticas da Igreja, do Vaticano, referente a 2018-2019.
Os católicos representam agora 17,7 por cento da população mundial. A análise geográfica das mudanças ocorridas no biénio 2018-2019 mostra um aumento de 3,4% na África, 1,3% na Ásia, 1,1% na Oceania e 0,84% na América (incluindo a América Latina). Na Europa, pelo contrário, há uma ligeira queda, com valor não referido pelo portal Vatican News, que divulgou a informação.
A mesma fonte sublinha que se confirma a tendência observada há vários anos, de deslocação do centro de gravidade do catolicismo para o hemisfério Sul.
Outros dados estatísticos indicam que, dos cerca de 5.400 bispos católicos, a América e a Europa concentram mais de dois terços (68,8 por cento) e a África apenas tem 13,4 por cento. O número de padres aumentou no biénio em referência sobretudo na África e Ásia, sendo agora 414.336 no total. Na Europa e na América o número recuou, ainda que ligeiramente. Em termos globais, o número de candidatos ao sacerdócio também decresceu em todas as regiões do mundo, ainda que de forma ligeira.
Quanto ao campo dos religiosos que fizeram votos mas não são padres, o seu número reduziu-se ligeiramente nos diferentes continentes. O mesmo ocorreu entre as congregações e associações religiosas femininas, aqui com um recuo mais acentuado, nomeadamente na Europa e na América.
Sem comentários:
Enviar um comentário