Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Levantamento progressivo das restrições pede «liberdade responsável»

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou novas orientações para as celebrações nas comunidades católicas, a partir desta sexta-feira, prevendo o levantamento progressivo das restrições em vigor por causa da pandemia de Covid-19.

“É tempo de ir retomando uma maior participação dos fiéis, abrandando de forma ponderada os distanciamentos e os limites impostos à lotação das nossas igrejas. Entretanto, as outras medidas de proteção – higienização das mãos e uso da máscara – devem manter-se”, indicam os bispos católicos, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

A última fase do levantamento das restrições impostas para a controlar a pandemia entra hoje em vigor em Portugal continental, por decisão do Governo.

A CEP destaca que a evolução do combate à Covid-19 permite “retomar gradualmente, de forma responsável, a normalidade da vida pessoal e comunitária, vivendo, convivendo, celebrando, sendo Igreja”.

«Nesta hora de ação de graças a Deus, queremos também exprimir o nosso reconhecimento a quantos deram um contributo significativo neste duro combate pela saúde, que ainda não terminou. Diante do Deus da Vida, em atitude de oração, fazemos memória dos inúmeros irmãos e irmãs que mais sofreram com esta pandemia e suas consequências, sobretudo daqueles que faleceram e suas famílias», conclui o texto divulgado hoje pelos bispos católicos.

No Vaticano veio a notícia o próximo Encontro Mundial das Famílias (EMF), que vai decorrer em 2022 num formato inédito, com eventos em cada diocese católica, em ligação digital com Roma.

Os organizadores do evento sublinham que “todos podem participar”, através dos meios digitais, dando o “protagonismo” às famílias cristãs.

Está a acompanhar as conversas na Ecclesia desta semana? Cinco histórias em torno do acolhimento de refugiados, com testemunhos que não deixam ninguém indiferente, pela resiliência, capacidade de doação, entrega e espírito de ajuda. Outra forma de conjugar os verbos que o Papa Francisco propõe para acolher, proteger, promover e integrar, como procura fazer o Serviço Jesuíta aos Refugiados.

Mas há mais que pode descobrir no portal de info0rmação da agência Ecclesia, onde há mais para ler, ver e ouvir.

Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente dia e um otimo fim de semana!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário