Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Ontem Deus levantou-se mais tarde...


Foto: LUSA

Eduardo Lourenço já não está entre nós para questionar a ordem das coisas. Teremos agora que regressar ao que escreveu para nos ajudar a compreender o país, o mundo e quem somos na realidade. Filósofo, crítico literário, ensaísta, pensador... acima de tudo, buscava a verdade. A Agência ECCLESIA escutou reações e partilhou um pouco do que este homem significou para Portugal.
Terá dito: Há dias em que madrugamos e julgamos que vamos encontrar Deus… Em vão, Deus levanta-se sempre mais cedo».
Ontem, talvez não tenha sido assim...


Foto: Agência ECCLESIA/HM

No Convento do Varatojo, em Torres Vedras, frei Hermínio Araújo tem vindo a comentar a nova encíclica do Papa Francisco, «Fratelli Tutti» ao longo de oito encontros. Hoje há mais um e com ele, a oportunidade para mergulhar na proposta de Francisco que convida à amizade social e a um clima de fraternidade universal.
Devido à pandemia, a organização pede às pessoas que se inscrevam no evento para o espaço estar preparado.

Esta tarde, pelas 15h00, a Universidade Católica Portuguesa promove o segundo debate sobre a recente encíclica do Papa Francisco «Fratelli Tutti». O Cardeal Tolentino Mendonça, Bibliotecário e Arquivista do Vaticano, e a Reitora do ISCTE, Maria de Lourdes Rodrigues, são os convidados do debate que pode acompanhar pelos meios digitais.

Mais logo, a Comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, encerra o ciclo de três encontros em torno do Livro do Apocalipse. Na iniciativa contou com os contributos do padre e professor João Lourenço, do encenador Luís Miguel Cintra e da pintora Emília Nadal, que encerra o ciclo.
O pároco, Padre António Martins refere: “Também nós, hoje, crentes e não crentes, precisamos de uma mensagem consoladora para a nossa dor, as nossas lágrimas e o luto pelos nossos mortos. Constitui também uma proposta para melhor viver o tempo do Advento, neste tempo dramático da vida da humanidade que atinge cada um de nós”. Pelas 21h30 pode assistir, em suporte digital, ao tema: «O Apocalipse fonte de inspiração artística» pela Pintora Emília Nadal. (Plataforma Zoom: ID da reunião: 867 775 6847 Senha de acesso: 1234)

Pelas 15h00, a atualidade religiosa na Igreja Católica chega à RTP2 no programa Ecclesia. Mais tarde, pelas 22h45, é a vez da Antena1 com O padre Amaro Gonçalo, pároco da Senhora da Hora, na diocese do Porto, a falar do tempo de Advento que pede “redobrada vigilância” em tempo de pandemia.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      

 


Sem comentários:

Enviar um comentário