Páginas

sexta-feira, 14 de março de 2014

Argentina celebra o primeiro ano do Pontificado de Bergoglio

Missas em Acção de Graças em todas paróquias do país. Grande expectativa pela entrevista exclusiva do Papa, concedida a uma rádio do bairro Flores, onde ele nasceu, hoje às 18:00


Roma, 13 de Março de 2014 (Zenit.org)


"A eleição do Papa Bergoglio, junto com o gesto ousado e humilde da renúncia de Bento XVI, constitui um único e providencial acontecimento, pelo qual devemos agradecer ao Senhor". Assim, a Comissão Permanente da Conferência Episcopal da Argentina expressa sua alegria pelo primeiro aniversário do Pontificado de Francisco.”

"Este novo dom de Deus para a Igreja e para o mundo (escrevem os prelados compatriotas de Bergoglio) nos enche de alegria e nos convida a dar uma resposta generosa e perseverante, sobretudo, rezando diariamente pelo Papa Francisco como ele sempre nos pede.”

Com o Santo Padre (continua a mensagem) "nós renovamos nosso compromisso de dar à Igreja um novo ardor missionário para levá-la até as periferias do mundo geográfico e existencial, mostrando o rosto misericordioso de Deus". A Conferência Episcopal Argentina reitera ainda o 'compromisso de seguir o caminho pastoral da Igreja, à luz da Exortação Apostólica " Evangelii Gaudium", para que todos possam ser renovados com a "alegria doce e encorajadora de evangelizar.”

Enquanto isso, na terra natal de Francisco, muitas celebrações acontecem por ocasião do primeiro aniversário do seu Pontificado. Todas as igrejas e paróquias do país celebram missas em acção de graças pelo Papa. Grande expectativa (informa a Rádio Vaticano) pela entrevista exclusiva que ele concedeu a uma pequena estação de rádio do bairro de Flores, onde nasceu Bergoglio, que vai ao ar às 18:00 de hoje.

Ao mesmo tempo, os paroquianos de Santa Maria del Pueblo poderão ver a entrevista em vídeo gravada há poucos dias na Casa Santa Marta, no Vaticano. Às 20, na Catedral de Buenos Aires, Dom Mario Aurelio Poli presidirá Missa de Acção de Graças. O cardeal (criado por Francisco no consistório de 22 de Fevereiro) passará o dia na Universidade Católica Argentina (UCA), para conferências e debates inspirados na "Evangelii gaudium", juntamente com o Núncio Apostólico, Mons. Emil Paul Tscherrig, o reitor da UCA, Mons. Víctor Manuel Fernández, e o secretário da comissão Pontifícia para a América Latina, Guzmán Carriquiry Lecour.

(Trad.:MEM)

Sem comentários:

Enviar um comentário