Páginas

sexta-feira, 14 de março de 2014

Álvaro del Portillo: "sacerdote de intensa vida espiritual e compromisso apostólico"

Congresso em Roma por ocasião do centenário do nascimento do segundo prelado do Opus Dei, que será beatificado em 27 de Setembro


Roma, 13 de Março de 2014 (Zenit.org)


“Dom Álvaro del Portillo foi um sacerdote zelante que soube conjugar uma intensa vida espiritual fundada na fiel adesão à rocha que é Cristo com um compromisso apostólico que o fez peregrino em cinco continentes seguindo os passos de São Josemaría Escrivà”. Afirma o Santo Padre em um telegrama assinado pelo secretário de Estado, cardeal Parolin e enviado ao prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría.

O telegrama foi enviado por ocasião do Congresso que está sendo realizado na Universidade da Santa Cruz em Roma para celebrar o centenário do nascimento de D. Álvaro del Portillo, primeiro sucessor de São Josemaría no governo do Opus Dei, que será beatificado em Madrid no dia 27 de Setembro.

O Santo Padre exorta na mensagem "a seguirem concretamente o exemplo de vida humilde, alegre, discreta e silenciosa de São Josemaría, firmes no testemunho da perene novidade do Evangelho, anunciando o chamado universal à santidade e à colaboração com o trabalho quotidiano, e à salvação da humanidade.”

Na abertura do congresso, o prelado do Opus Dei recordando o aniversário do Pontificado, disse que o exemplo do Santo Padre é um "incentivo para que todos os cristãos se esforcem em levar o amor e a misericórdia de Jesus a todos os cantos do mundo". E acrescentou que "é natural também cultivar o desejo de agradecer ao Pontífice pelo dinamismo apostólico que está difundindo e por seu interesse concreto em estar perto de cada pessoa". O prelado destacou que "muitas pessoas têm reconhecido no Papa Francisco o sacerdote autêntico, que reza muito e que sabe escutar. Tudo isso é motivo de grande alegria filial e profunda gratidão a Deus ".

Unindo o aniversário da eleição do Papa Francisco com a figura de D. Álvaro del Portillo, Dom Javier recordou que o aspecto central de sua pregação foi precisamente a fidelidade à Igreja e o amor ao Papa. "Onde quer que ele estivesse, D. Álvaro del Portillo sempre nos pedia para rezar pelas intenções do Sumo Pontífice. Conduzido pelo desejo de levar 'Roma à periferia’ e a ‘periferia ao Papa’, como escrevia São Josemaría".

Ele também recordou alguns detalhes da vida espiritual desse servo de Deus, começando com o encontro com São Josemaría e a contribuição no processo de desenvolvimento do Opus Dei: "A fidelidade de Dom Álvaro foi demonstrada na forma com que levou a termo o itinerário jurídico do Opus Dei até a sua criação como Prelazia Pessoal em 1982. A forma jurídica definitiva assegura, assim, que o carisma recebido por São Josemaria Escrivá em 02 de Outubro de 1928 não se desnaturalize e reforça a unidade de espírito, de governo e jurisdição desta porção do povo de Deus composta por cristãos comuns, leigos e sacerdotes.”

Por fim, enfatizando a lealdade do futuro Beato, D. Javier Echevarría afirmou que "não há dúvida de que a biografia espiritual de Dom Álvaro é um exemplo que todos nós podemos imitar. De fato, " a nossa maior aspiração enquanto cristãos é servir a Igreja, o Romano Pontífice e todas as almas, como nos ensina o Evangelho. Esta foi "a linha de conduta de Dom Álvaro que lutou com paz e alegria, com constância, para colocar em prática o espírito que São Josemaría transmitiu a ele".

(Trad.:MEM)

Sem comentários:

Enviar um comentário