Terry Chimes tocou com The Clash e Black Sabbath
A inconfundível estética dos oitenta de The Clash: Terry Chimes é o terceiro pela esquerda. |
Actualizado 3 de Fevereiro de 2014
C.L. / ReL
Há escritores que, como pistoleiros no revólver, poderiam fazer moscas nos seus livros para recordar o número de convertidos provocados pelas suas páginas-bala. G.K. Chesterton (1874-1936) é um deles, e recentemente Joseph Pearce incluía essa "abundância de frutos da sua tarefa como evangelizador" entre os argumentos a favor da sua beatificação.
Outro "fabricante" de católicos (ainda sem chegar a sê-lo ele mesmo nunca formalmente, por mais que a sua proximidade doutrinal à Igreja era quase absoluta) foi C.S. Lewis (1898-1963), e em particular o seu ensaio Mero cristianismo, que levou à fé, entre outros, o teólogo Scott Hahn ou o genetista Francis Collins.
A celebridade através da percussão
A estes haveria que acrescentar agora Terry Chimes, ex bateria de duas míticas bandas de punk rock dos 80, The Clash (sobretudo) e Black Sabbath, com quem tocou um curto período de tempo.
Nascido em 1956 no distrito londrino de Stepney, desde 1976 e durante uma década uniu-se a diversos grupos e adquiriu fama com as baquetas. De facto, em 2003 o seu nome foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame, que perpetua em Cleveland (Ohio) os maiores entre os músicos do género.
C.L. / ReL
Há escritores que, como pistoleiros no revólver, poderiam fazer moscas nos seus livros para recordar o número de convertidos provocados pelas suas páginas-bala. G.K. Chesterton (1874-1936) é um deles, e recentemente Joseph Pearce incluía essa "abundância de frutos da sua tarefa como evangelizador" entre os argumentos a favor da sua beatificação.
Outro "fabricante" de católicos (ainda sem chegar a sê-lo ele mesmo nunca formalmente, por mais que a sua proximidade doutrinal à Igreja era quase absoluta) foi C.S. Lewis (1898-1963), e em particular o seu ensaio Mero cristianismo, que levou à fé, entre outros, o teólogo Scott Hahn ou o genetista Francis Collins.
A celebridade através da percussão
A estes haveria que acrescentar agora Terry Chimes, ex bateria de duas míticas bandas de punk rock dos 80, The Clash (sobretudo) e Black Sabbath, com quem tocou um curto período de tempo.
Nascido em 1956 no distrito londrino de Stepney, desde 1976 e durante uma década uniu-se a diversos grupos e adquiriu fama com as baquetas. De facto, em 2003 o seu nome foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame, que perpetua em Cleveland (Ohio) os maiores entre os músicos do género.
Então, sem dúvida, tinha mudado bombos e pratos pela quiroprática, uma técnica de tratamento de moléstias músculo-esqueléticas de controvertida base científica e pretensões espirituais à qual se entregou profissionalmente desde 1993.
Porquê? Em 1985, durante uma tournée com os Black Sabbath, tinha-se lesionado num braço depois de jogar três horas seguidas bowling. O quiroprático que viajava com a banda de Ozzy Osbourne tratou-o, possibilitando que pudesse tocar, e Terry decidiu substituir uma profissão por outra.
Aos 17 anos tinha planeado ser médico, deixou-o para entregar-se à percussão, e algo do bichinho de curar os outros quis matar com as clínicas quiropráticas que acabou fundando.
Porquê? Em 1985, durante uma tournée com os Black Sabbath, tinha-se lesionado num braço depois de jogar três horas seguidas bowling. O quiroprático que viajava com a banda de Ozzy Osbourne tratou-o, possibilitando que pudesse tocar, e Terry decidiu substituir uma profissão por outra.
Aos 17 anos tinha planeado ser médico, deixou-o para entregar-se à percussão, e algo do bichinho de curar os outros quis matar com as clínicas quiropráticas que acabou fundando.
É ao que se dedica na actualidade, mas além disso em Novembro do ano passado escreveu em e-book a sua autobiografia, The Strange Case of Dr Terry and Mr Chimes (humorística referência a si mesmo ao modo de O estranho caso do Dr Jekyll e Mr Hyde, de Robert Louis Stevenson [1850-1894]). Nela, conta a sua vida como roqueiro, a sua transição profissional, e "as percepções espirituais que guiaram a sua vida".
Esses livros de segunda mão comprados ao azar...
Um artigo no Catholic Herald ofereceu na passada terça-feira alguns detalhes a respeito, em concreto do seu regresso ao catolicismo no qual tinha sido baptizado. Foi em 1998, e na origem estão as três palestras radiofónicas de C.S. Lewis (o autor de As Crónicas de Narnia) recolhidas no volume que baptizou Mero cristianismo.
Um artigo no Catholic Herald ofereceu na passada terça-feira alguns detalhes a respeito, em concreto do seu regresso ao catolicismo no qual tinha sido baptizado. Foi em 1998, e na origem estão as três palestras radiofónicas de C.S. Lewis (o autor de As Crónicas de Narnia) recolhidas no volume que baptizou Mero cristianismo.
O Grande Pecado
Comprou-o por casualidade numa livraria de ocasião, e ao embeber-se nas suas páginas encontrou-se com o capítulo ("O Grande Pecado") no qual Lewis aborda a soberba.
"O grande pecado é a soberba, a tendência que todos temos a pensar que somos melhores que os demais. Sempre tinha sabido que existia a soberba, mas perguntava-me porquê se a considerava o Grande Pecado. Até que compreendi o significado da soberba como um obstáculo ao crescimento espiritual", explica Chimes.
"O problema da soberba", continua", "é que aqueles que mais a tem são aqueles que menos a vêem. C.S. Lewis dizia que se fizeste algumas boas obras, leste alguns livros espirituais, talvez praticado a meditação ou deixado de beber e te orgulhas disso, pensando que és mais espiritual que os demais, então Satanás esfregará as mãos de satisfação, porque te terá caçado numa armadilha espiritual da qual é muito difícil escapar".
Lágrimas, introspecção, "presença"...
Ler essas palavras foi decisivo para Terry: "Tive a espantosa consciência de ter estado nessa armadilha durante vinte anos. Deixei o livro e fui sentar-me no sofá. Dar-me conta de que tinha estado atolado durante todo este tempo fazia-me cambalear. Em apenas uns minutos estava vivendo a mais extraordinária experiência da minha vida".
De certo modo, foi uma experiência mística. Afirma que sentiu como se uma "presença" o atravessasse "em fortes ondas": "Nesse momento, todo o material e o sensível parecia nada comparado com o poder e a majestade dessa presença. Tudo no meu mundo parecia fazer-se em pedaços, deixando-me minúsculo, desnudo e exposto. Mas ao mesmo tempo senti o amor mais extraordinariamente poderoso. Essa presença sabia tudo sobre mim, e sem dúvida amava-me".
"Houve muitas lágrimas", confessa, "mas também o mais profundo sentimento de que eu sempre seria amado, até ao final dos tempos e mais além. Compreendi nesse momento que a minha vida não poderia nunca mais ser a mesma".
A confissão, âncora de salvação
Chimes determinou dar um giro radical à sua forma de ver as coisas: "Decidi reordenar todas as minhas prioridades. Quando li aquilo de Santo Agostinho: ´Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração andará inquieto enquanto não há descanso em ti´, compreendi que expressava perfeitamente os meus sentimentos daquele momento".
Foi ao sacramento da confissão, porque guardava dele uma boa recordação infantil. Junto com um amigo, tinha cometido um pequeno roubo, e quando foi a dormir a consciência remoía-o: "A minha educação católica dizia-me que roubar é pecado e uma ofensa a Deus". Essa inquietude não se ia.
Os seus padres notaram-na, mas ele não quis abrir-lhes o seu coração. Até que decidiu levá-lo ao confessionário, onde o sacerdote obteve dele a promessa de devolver o roubado, não fazê-lo mais e cumprir a penitência imposta: "Quando a cumpri, senti como um grande peso que se me tinha tirado dos ombros, e nunca quis voltar a ter um sentimento de má consciência outra vez".
Assim que, já retornado à fé e à Igreja, o ex bateria punkie nos dá um conselho: "Apesar das críticas que ouçais a receber uma educação católica e à ideia da confissão, tenho que dizer que no meu caso particular funcionou".
Comprou-o por casualidade numa livraria de ocasião, e ao embeber-se nas suas páginas encontrou-se com o capítulo ("O Grande Pecado") no qual Lewis aborda a soberba.
"O grande pecado é a soberba, a tendência que todos temos a pensar que somos melhores que os demais. Sempre tinha sabido que existia a soberba, mas perguntava-me porquê se a considerava o Grande Pecado. Até que compreendi o significado da soberba como um obstáculo ao crescimento espiritual", explica Chimes.
"O problema da soberba", continua", "é que aqueles que mais a tem são aqueles que menos a vêem. C.S. Lewis dizia que se fizeste algumas boas obras, leste alguns livros espirituais, talvez praticado a meditação ou deixado de beber e te orgulhas disso, pensando que és mais espiritual que os demais, então Satanás esfregará as mãos de satisfação, porque te terá caçado numa armadilha espiritual da qual é muito difícil escapar".
Lágrimas, introspecção, "presença"...
Ler essas palavras foi decisivo para Terry: "Tive a espantosa consciência de ter estado nessa armadilha durante vinte anos. Deixei o livro e fui sentar-me no sofá. Dar-me conta de que tinha estado atolado durante todo este tempo fazia-me cambalear. Em apenas uns minutos estava vivendo a mais extraordinária experiência da minha vida".
De certo modo, foi uma experiência mística. Afirma que sentiu como se uma "presença" o atravessasse "em fortes ondas": "Nesse momento, todo o material e o sensível parecia nada comparado com o poder e a majestade dessa presença. Tudo no meu mundo parecia fazer-se em pedaços, deixando-me minúsculo, desnudo e exposto. Mas ao mesmo tempo senti o amor mais extraordinariamente poderoso. Essa presença sabia tudo sobre mim, e sem dúvida amava-me".
"Houve muitas lágrimas", confessa, "mas também o mais profundo sentimento de que eu sempre seria amado, até ao final dos tempos e mais além. Compreendi nesse momento que a minha vida não poderia nunca mais ser a mesma".
A confissão, âncora de salvação
Chimes determinou dar um giro radical à sua forma de ver as coisas: "Decidi reordenar todas as minhas prioridades. Quando li aquilo de Santo Agostinho: ´Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração andará inquieto enquanto não há descanso em ti´, compreendi que expressava perfeitamente os meus sentimentos daquele momento".
Foi ao sacramento da confissão, porque guardava dele uma boa recordação infantil. Junto com um amigo, tinha cometido um pequeno roubo, e quando foi a dormir a consciência remoía-o: "A minha educação católica dizia-me que roubar é pecado e uma ofensa a Deus". Essa inquietude não se ia.
Os seus padres notaram-na, mas ele não quis abrir-lhes o seu coração. Até que decidiu levá-lo ao confessionário, onde o sacerdote obteve dele a promessa de devolver o roubado, não fazê-lo mais e cumprir a penitência imposta: "Quando a cumpri, senti como um grande peso que se me tinha tirado dos ombros, e nunca quis voltar a ter um sentimento de má consciência outra vez".
Assim que, já retornado à fé e à Igreja, o ex bateria punkie nos dá um conselho: "Apesar das críticas que ouçais a receber uma educação católica e à ideia da confissão, tenho que dizer que no meu caso particular funcionou".
in
Sem comentários:
Enviar um comentário