Considerações sobre a Epifania do Senhor
Roma, 07 de Janeiro de 2014 (Zenit.org)
No final do dia em que celebramos a Solenidade da Epifania
do Senhor, eu gostaria de compartilhar algumas breves considerações
minhas.
O Magos que partem do Oriente atrás de uma estrela são estudiosos,
pessoas sábias. Mas não são judeus. Para eles, para a sua experiência de
fé, que não sabemos qual era, mas certamente não era judia, e para a
sua cultura, a espera de um Messias que traz a libertação não significa
nada.
Eles seguem simplesmente o intelecto. Mas, através da razão, aquele
Menino nascido em Belém diz "algo" a eles; talvez eles não saibam "o
quê", mas se deixam interpelar por Ele. "Quando viram a estrela,
regozijaram-se profundamente", dizem as Escrituras. Talvez fosse a
alegria da fé, que se abre graças às potencialidades da razão. Se Jesus
tem "algo" a dizer a todas as pessoas, mesmo aos não crentes, isto
significa que a razão não se dissocia da fé.
No céu há milhares de milhões e milhares de milhões de estrelas. As Escrituras não falam de
"uma estrela". Os Magos seguem "a estrela". O artigo definido especifica
que, entre uma miríade de estrelas, os Magos conseguem reconhecer a
verdadeira, a certa para o seu caminho.
E nós? Pensamos em quantas estrelas enchem todos os dias as nossas
vidas? Existe a estrela do sucesso rápido, a estrela do sexo fácil, a
estrela do lucro imediato, a estrela do álcool, a estrela da droga, a
estrela do interesse pessoal, a estrela do consumismo, a estrela da
falsidade, a estrela da inveja, a estrela da vanglória e assim por
diante... Estrelas, enfim, há muitas.
Mas, e esta é a pergunta, de todas essas estrelas, qual é, para nós, a
estrela certa, a única a seguir, a exemplo dos Reis Magos? Cada um tem a
sua resposta... Com uma coisa clara na consciência: em meio às tantas
luzes artificiais que enchem as nossas cidades, torna-se cada vez mais
difícil identificar a luz natural das estrelas. Se os Magos caminhassem
hoje, provavelmente teria sido bem difícil para eles seguir "a estrela".
Roberta, uma queridíssima amiga, me fez notar que os Magos “seguem” a
estrela, e não a “perseguem”. Uma diferença que me fez pensar. "Seguir"
é "ir atrás de alguém"; "perseguir" é "correr atrás daquele que foge". A
estrela não foge dos Magos. Ao contrário: ela espera por eles em Belém e
é por isso que ilumina o seu caminho.
Um ensinamento: em nossas vidas, quantas pessoas nós "perseguimos"?
Será que vale a pena correr atrás de pessoas que "fogem" de nós? Não
será que fazer isso é não ter respeito nem por nós mesmos nem pela
escolha delas? Talvez seja melhor "seguir" quem nos precede, quem
caminha à nossa frente na jornada, quem, com seu amor, nos mostra a direcção certa e, com a sua ternura, ilumina os nossos passos.
(07 de Janeiro de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário